Harvard lança curso online e gratuito sobre religião - Por Filipa Barbosa



Com o novo curso, Harvard pretende lutar contra desentendimentos e preconceitos, contribuindo para uma maior literatura religiosa.

Desconhecimento ou mal-entendidos sobre religiões é um problema que afecta o mundo inteiro e tem estado na origem de vários conflitos nos últimos anos.

Harvard, uma das mais prestigiadas universidades dos Estados Unidos, quer diminuir estes problemas e decidiu, com o apoio de Diane Moore, directora do Religious Literacy Project da Harvard Divinity School e outros cinco professores, criar um curso online e de acesso gratuito para promover uma maior compreensão sobre as várias religiões existentes. 

O curso é composto por seis disciplinas diferentes, leccionadas por um período de quatro semanas. Moore é a professora da cadeira: “Alfabetização religiosa: Tradições e Escrituras” que começa já no próximo mês. As restantes cinco disciplinas vão abordar crenças mais específicas como cristianismo, budismo, islamismo, hinduísmo e judaísmo.

Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer a história de cada religião e dos textos religiosos, muitas vezes considerados como “sagrados”As aulas vão ser transmitidas através de uma plataforma online denominada EDX, desenvolvida, em 2012, pela universidade em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusett. 

Para Diana Moore, com este projecto prentende-se chegar a um entendimento que as religiões e suas tradições são bastante “diversificadas” e em “constante evolução”, desempenhando papeis “complexos” na vida das pessoas.


Estima-se que cerca de 50 mil pessoas se inscrevam no curso. Apesar de ser, maioritariamente, dedicado a educadores e membros de comunidades religiosas, o projeto encontra-se aberto a toda a comunidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura