segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Nigeriana cria 'Hijarbie' e faz sucesso em rede social


Jovem veste bonecas Barbie com o hijab, tradicional véu muçulmano. Criadora vê raízes em sua identidade cultural e religião.


Depois de ganhar da fabricante Mattel novos tipos de corpo e uma variedade de tons de pele, estilos de cabelo e roupa, a boneca mais famosa do mundo ganhou um novo acessório: o hijab, véu usado por muçulmanas que esconde os cabelos, as orelhas e o pescoço, e só deixa visível o rosto.


A "Hijarbie" é criação da jovem nigeriana Haneefah Adam, uma cientista médica que também é dona de uma pequena grife de moda para mulheres que gostam de se vestir de forma "modesta". O perfil criado por Haneefah para a boneca em uma rede social já tem 20 mil seguidores.

À rede de notícias norte-americana "CNN", Haneefah disse que nunca havia visto uma Barbie vestida com um hijab, e que achava importante que uma boneca se vestisse como ela se vestiria.

"Tem raízes na minha religião e identidade cultural. A forma como a Barbie se veste é muito reveladora, e não há nada errado com isso. (Mas) eu só queria dar outra opção para meninas muçulmanas como eu", afirmou ela à "CNN".





Nenhum comentário: