Mulheres são mais religiosas do que os homens, diz estudo


As mulheres são, em geral, mais religiosas do que os homens na maioria dos países de todos os continentes, segundo um estudo divulgado na quinta-feira (24/03) pelo centro de estudos Pew, com sede em Washington.

Enquanto 83,4% das mulheres de todo o mundo se identifica com uma fé, no caso dos homens a proporção é de 79,9%, com base nos dados da pesquisa.

A diferença de 3,5 pontos percentuais indica que aproximadamente há 97 milhões de mulheres a mais do que homens que se consideram como pessoas religiosas, diz o estudo, que se baseia em censos e pesquisas de 192 países e territórios compilados no ano de 2010.

Os entrevistados foram perguntados sobre a participação em serviços religiosos semanais, preces diárias, importância da religião em suas vidas, crença no paraíso, no inferno e nos anjos.

Na religião cristã, as mulheres se mostraram mais religiosas que os homens em todos os sentidos, especialmente nas preces diárias, onde superam os homens em 10%.

Por outro lado, no Islã, enquanto 70% dos homens vai à mesquita pelo menos uma vez por semana, no caso das mulheres a proporção é de 42%. Em todos os demais pontos analisados, as muçulmanas se mostraram mais praticantes e crentes que os homens.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura