Devoções e Fronteiras entre Religiões


Fórum Inter-Religioso da UNICAP, organizado pelo nosso Observatório, articula desde 2007 uma série de encontros com animadores das tradições espirituais da região, para re-conhecimento humano da fé e exercício do respeito à diversidade de suas expressões, para reflexão sobre a vivência pluralista do sagrado e ensaio de uma mística transreligiosa.

Após estudar as principais religiões no Recife e também aprofundar temáticas transversais às grandes tradições espirituais, o Fórum da UNICAP está se debruçando agora sobre os desafios teóricos, fenomenológicos e hermenêuticos, para a compreensão crítica e engajada da nossa religiosidade.

Uma dimensão central das nossas religiões populares são as devoções, a dedicação ritual aos santos e divindades, que criam e destroem fronteiras de fé, como nas festas de São Jorge/Ogum ou de Xangô/São João, que dão materialidade às experiências religiosas comuns em diferentes contextos culturais, que revelam e escondem o poder carismático dos seus beatos.

No auditório do CTCH (1º andar do bloco B) da Universidade, das 17 às 18h30, temos no dia 11, segunda-feira, a sessão do mês de abril, com o tema: 

“Devoções da religião popular: ontem e hoje”

Participarão da conversa sobre a devoção, como materialização do sagrado e tempo-espaço para o estudo comparado das religiões, @s amig@s Priscila Alcon, Gilvan Neves, Artur Tavares e Sylvana Brandão.

A entrada é franca para quem tem interesse em debater, com esses historiadores, antropólogos e cientistas da religião, sobre os portais para a transcendência do nosso povo, suas controvérsias e maravilhas.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura