sábado, 21 de maio de 2016

Escócia: igreja protestante aprova ordenação de homossexuais casados – Por Russell Cheyne


Moção foi adotada por ampla maioria, 339 votos a favor e 215 contra. A instituição continua, no entanto, a não celebrar casamentos homossexuais.

A Igreja Protestante da Escócia aprovou este sábado a ordenação de homens e mulheres casados com uma pessoa do mesmo sexo, três anos depois de ter aceitado a ordenação de homossexuais.

A Igreja Protestante escocesa já tinha autorizado, em 2015, a ordenação de pastores, homens ou mulheres, que vivessem em união civil com alguém do mesmo sexo, mas adiou o caso dos casados por um ano, para permitir um debate interno sobre a questão.

"De algum modo, fizemos a mudança fundamental no ano passado e, para muitos, hoje tratava-se de clarificar a situação e de agir em conformidade com a lei escocesa", explicou o reverendo John Chalmers. A moção foi adotada por 339 votos a favor e 215 contra.

A Igreja Protestante da Escócia aprovou em 2013 uma moção autorizando a ordenação de homossexuais, depois de anos de debate entre os setores liberal e tradicionalista.

Apesar da mudança hoje aprovada, a Igreja Protestante da Escócia continua a não celebrar casamentos homossexuais. A Igreja Protestante da Inglaterra, em contrapartida, não permite a ordenação de homossexuais em união civil ou casados com pessoas do mesmo sexo.






Nenhum comentário: