Investigadores estudam a religião e as religiões nas múltiplas modernidades




Investigadores de várias universidades vão estudar:

 «A religião nas múltiplas modernidades»

Nos dias 7 e 8 de junho, na Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Este grupo de investigadores pretende contribuir para uma “aproximação interdisciplinar dos que partilham este âmbito de pesquisa, facilitando a criação de contextos de circulação, troca e cooperação em rede”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Cumprindo o objetivo de propor e organizar um encontro anual, este colóquio procura “facilitar a apresentação, num contexto de troca, das mais recentes pesquisas” e os itinerários apresentados, situam-se nos domínios “da pesquisa de terreno, da investigação documental e da exploração teórica”.

«Conflitos, deslocações, discriminações»; «Expansão, implantação, recomposição»; «Semânticas religiosas, trajetórias sociais» e «Mediações, ritualidades, cidade global» são os temas de alguns painéis que vão ser objeto de reflexão, refere o programa.

Esta comunidade de investigadores é articulada a partir de um projeto de colaboração que congrega o Centro de Estudos Sociais (UC), o Instituto de Sociologia (UP) e o Centro de Estudos de Religiões e Culturas (UCP), representados por Teresa Toldy, Helena Vilaça e Alfredo Teixeira.


Na organização da presente edição, colaboram também Paulo Fontes, do Centro de Estudos de História Religiosa (UCP) e Tiago Marques, do Centro de Estudos Sociais (UC).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura