Racismo e intolerância religiosa são temas de palestra promovida pela SSP


Na manhã desta quarta-feira, 18/05, policiais militares e civis de diferentes unidades participaram do Encontro: 

“Desmistificando o Sincretismo: A polícia dialogando com a comunidade”

O evento, pactuado em audiência pública promovida pelo Ministério Público em março deste ano, tem como objetivo promover uma pauta de discussões entre os órgãos que compõem a segurança pública, no que diz respeito ao racismo e à intolerância religiosa.

O babalorixá Janilson Teixeira, palestrante do evento, informa que o objetivo maior é o diálogo e a reflexão. “Temos que trabalhar as diferenças da sociedade, em um processo de parceria e transmitir aquilo que nos deixa vulnerável, enquanto minoria religiosa”, pontuou Janilson.

O encontro, de viés antropológico, faz parte de uma das etapas do plano de ação do Projeto: “Racismo: Conhecer para Enfrentar”

Uma campanha nacional coordenada pelo Grupo de Trabalho Enfrentamento ao Racismo e Respeito à Diversidade Cultural, da Comissão de Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A coordenadora do Núcleo de Analise de Pesquisas e Políticas Públicas, Cidadania e Prevenção, Abigail Souza, informa que o objetivo desse encontro, é quebrar paradigmas criados historicamente. “A SSP na perspectiva do seu trabalho de excelência, preza pelo respeito à pluralidade, pelo trabalho de prevenção e pela harmonia da sociedade”, enfatizou.

Aqui no Estado, está à frente o Ministério Público Estadual, por meio do Promotor de Justiça Dr. Luis Fausto Dias de Valois Santos. No atendimento às reivindicações promovidas pela instituição, coube às Polícias Civil e Militar a participação no evento.

Para a Capitã da Polícia Militar Jussara, é um marco histórico tanto para o candomblé como para a instituição. “É de suma importância para os alunos aqui em formação, conhecer as religiões para poder respeitá-las”, concluiu.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura