Câmara Municipal de Taboão realiza Fórum de Liberdade Religiosa


Na noite de segunda-feira, dia 06/06, o vereador André da Sorriso recebeu líderes religiosos na Câmara Municipal de Taboão da Serra para a 92ª edição do Fórum Paulista de Liberdade Religiosa e Cidadania. 

Mais de 80 pessoas compareceram ao evento mesmo com a forte chuva que atingiu a região.

Foram recebidos representantes de algumas religiões como Adventistas, Católicos, Umbandistas, Budistas e representantes de outras igrejas evangélicas. Debates sobre a liberdade religiosa e o papel que cada cidadão têm para que este direito seja garantido foram feitos durante todo o evento.

Estavam presentes o Diretor de liberdade religiosa e assessor jurídico da Igreja Adventista do Estrado de São Paulo, Dr. Alcides Coimbra, Diego Barreto, que é diretor da divisão de liberdade religiosa da região sul da Igreja Adventista, Pai José Siqueira, representando a Umbanda, Pedro Francisco dos Santos, do Budismo e o Monsenhor Aguinaldo do Santuário Santa Terezinha representando os católicos. Tornando o evento ainda mais bonito, vários jovens e adolescentes do grupo de “Desbravadores” da igreja Adventista participaram do evento.

“Estou em Taboão da Serra há 53 anos. É a primeira vez que vejo uma reunião de pessoas de religiões diferentes falando sobre liberdade religiosa. Acredito que Deus é um só, e tanto os sacerdotes da Umbanda, quanto os pastores evangélicos tem um único objetivo, levar as pessoas que nos procuram a ficarem mais próximas ao Pai”, disse Pai José Siqueira.

“O Budismo tem como princípio o respeito da divindade da vida humana e a liberdade religiosa, assim, respeita todas as crenças religiosas e procura diálogo entre elas, enfatizando a compreensão mutua entre diversos seguimentos religiosos para uma sociedade mais harmoniosa e humanitária”, explicou Pedro Francisco dos Santos.

O Dr. Alcides Coimbra parabenizou o vereador Dr. André da Sorriso por suas iniciativas em prol da liberdade religiosa em Taboão da Serra, destacando as leis do dia do adventistas, do abono de faltas escolares, dia da liberdade religiosa, e  lei da não realização de concursos públicos aos sábados na cidade.  

“Nós representamos 25% da população do mundo que vive em um país com liberdade religiosa, e esquecemos que os outros 75%, não vivem assim. Precisamos lutar pela liberdade religiosa e estar atentos para erguer a nossa voz em protesto e ter debates como este, pela conscientização”, discursou.

O prefeito Fernando Fernandes também esteve presente no Fórum. “A religião é um braço cultural, e o Brasil tem uma diversidade cultural muito grande, então nós temos braços culturais de várias manifestações religiosas na nossa cultura, como a Umbanda que foi trazida pelos africanos, e nos falta sabedoria pra aceitar esses braços culturais e é isso o que acontece em debates como este”, disse.

O vereador agradeceu a presença de todos e falou sobre a causa da liberdade religiosa. “Essa questão de liberdade religiosa vai de encontro com a liberdade do cidadão que está na Constituição. Temos que orar e vigiar para que nossos diretos sejam respeitados, então como está na bíblia temos que orar e vigiar”, ressaltou.

Reconhecimento

Ao final do Fórum, Dr. André recebeu homenagem da Igreja Adventista. “Foi uma grande honra ser agraciado, foi uma surpresa muito boa. Nossa luta pela Liberdade Religiosa continuará sempre e precisamos que mais lideranças aqui em Taboão da Serra e em outras cidades abracem essa causa”, concluiu.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura