Quem tem medo de Religião?

Estou convencido, após anos de estudos e reflexões, que não se pode evitar o assunto "religião" nas Ciências, sejam elas Humanas, Sociais e mesmo Exatas. A humanidade, e seu engendramento cultural, permeou e se deixou permear pelas religiões. O próprio Iluminismo, em sua ânsia e delírio, tomou da Religião (ou das Religiões) conceitos como "Verdade", "Absoluto", "Lei".
Ainda assim, existem aqueles que insistem em negar qualquer vínculo ou dar importância ao estudo da religião na academia. Fico pasmo de ver os pretensos cientistas (sejam filósofos, antropólogos, historiadores, sociólogos) querendo "matar" a religião pela sua negação. Creio que é medo de se aproximar da religião e acabar religioso.
Um exemplo claro é a questão do preconceito na área de História. Por conta de uma influência marxista e positivista (chega a ser piada), querem transformar a influência religiosa em mera influência cultural, prestes a desaparecer. Esquecem, ou querem esquecer, que o próprio método de registro histórico nada mais é que um aperfeiçoamento do registro religioso.
Não há como estudar História sem levar em conta o fator Religião. Como entender a História do Brasil, sem ao menos prestar atenção aos jesuítas? Como entender a Idade Média sem falar dos embates do Catolicismo e o Islã? Como tratar da Idade Moderna sem tratar do Protestantismo e sua conexão com o Capitalismo? Ou a África e sua influência no mundo a partir da multiplicidade de suas religiões. E isso para ficarmos apenas com exemplos do Ocidente.
Enfim, quem tem medo de Religião não estuda História. Foge dela como o "diabo foge da cruz" .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura