A Propósito, por Princípio, Eu estou nessa pelo Prazer

“Tene medium, si non vis perdere modum. Mantém-te no meio, se não queres perder o equilíbrio. No meio é que está a virtude”.



O titulo desse artigo tem a mera pretensão de ser uma chamada para uma realidade um pouco esquecida. Outro dia folheei uma “revista de administração” e me dei conta do sem-número de livros sobre o tema propósito. É vida com propósito, trabalho com propósito, escola, lar, família, enfim, tudo parece ter que ser “de propósito”. Não questiono a importância de se ter propósitos nem do quanto isso traz benefícios à luz de uma vida organizada ou de um projeto de qualidade. Porém, o que me assusta é que, de repente, a própria vida ser comandada unicamente para e por propósitos. Creio que a vida é um pouco mais que um objetivo e tem dimensões que não são apenas finalísticas. A palavra propósito, segundo o dicionário Aurélio, vem do latim “praepositu” que significa: “posto à testa de”, intenção, intuito. Ter propósito é ter uma intenção/intuito de chegar a algum lugar. A idéia é que toda a ação necessita ter uma finalidade ou meta previamente estabelecida e passível de mensurabilidade, exame ou controle.

Mas, outra palavra ou termo muito importante precisa ser considerado, estou me referindo à palavra princípio. Esta palavra, oriunda do latim, “principiu”, significa momento ou local ou trecho em que algo tem origem; começo; causa primária, elemento predominante na constituição de um corpo orgânico, ou simplesmente, preceito, regra, lei. Como ter propósitos sem ter princípios? Como colocar uma finalidade sem destacar a origem de nosso pensamento, conduta ou ação? Princípios são importantes. Hoje em dia vemos que os princípios estão em declínio. Muitos não sabem de onde vieram, qual a história de sua família e seus valores. Por isso, devemos falar de princípios!
Por último, uma das palavras/conceitos que tem um valor igualmente importante é a palavra prazer. Este termo latino “placere” significa causar prazer ou satisfação; agradar, aprazer, comprazer, alegria, contentamento, satisfação, deleite, agrado; divertimento, diversão, gozo. Falar sobre prazer ainda escandaliza alguns. Mas o prazer é fundamental, pois faz parte da vida e demonstra nossa satisfação. A vida tem desprazer e prazer. O prazer se expressa no deleitar-se na sabedoria, e mesmo na vida. Uma vida somente com propósitos não é completa, pois se torna eficiente e eficaz, mas não total e plena e não assegura que não estamos sendo apenas pragmáticos e materialistas.

Creio que o que vivenciamos hoje é a influência de um mundo capitalista que estabelece metas de desempenho para todos e tem nisso seu parâmetro de existência. Propósitos são importantes na medida em que sabemos quem somos e na satisfação em realizar o que acreditamos. Isso evita que os “fins justifiquem os meios”. Sei também do perigo de se exaltar um aspecto e esquecer do resto. Apenas prazer leva ao hedonismo, apenas princípio leva ao fundamentalismo, apenas propósito leva ao pragmatismo. Portanto, advogo uma vida que tenha princípios, que viva de forma prazerosa e que estabeleça propósitos para sua caminhada. Seria interessante um dia encontrar um livro intitulado: “uma vida de princípios, que busque o prazer, estabelecendo propósitos”. Ou “ppp”: princípio-prazer-propósito, isso é que é vida!

Fica a sugestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura