Enade - 2006: menos de 1% dos cursos avaliados são considerados top



Estudantes de 45 cursos de 5.701 avaliados obtiveram conceito 5 no Enade e no IDD.
Maioria das graduações top está em São Paulo.


Apenas 45 dos 5.701 cursos de graduação avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2006 obtiveram 5, a nota mais alta, nos dois conceitos que compõem a avaliação das faculdades. Isso representa menos de 1% do total de graduações avaliadas. Estudantes de 15 áreas de conhecimentos foram avaliados em 2006 (Ilustração: Editoria de Arte/ G1). Esses 45 cursos tiveram desempenho que os enquadra no nível mais alto tanto no conceito Enade, que considera o desempenho de ingressantes e concluintes dos cursos de graduação, quanto no IDD conceito, índice que avalia o quanto de conhecimento os cursos agregam aos alunos.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), conceitos 1 e 2 são considerados baixos, 3 é regular e 4 e 5 são altos. Os dados do exame foram divulgados nesta quinta-feira (31) pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova foi aplicada em novembro do ano passado, a 386.524 estudantes (entre ingressantes e concluintes) de 15 áreas do conhecimento, de 1.600 instituições de ensino superior, entre públicas e privadas, de todo o país. O Enade - antigo Provão- faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e visa avaliar a qualidade do cursos de graduação mediante o desempenho dos estudantes. Também compõem o Sinaes, a Avaliação de Curso e a Avaliação Institucional. Em 2006 completou-se o primeiro ciclo de avaliação de todas as áreas de conhecimento existentes em cursos de nível superior do país. Os cursos avaliados foram: administração, arquivologia, biblioteconomia, biomedicina, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, formação de professores, música, psicologia, secretariado executivo, teatro e turismo.

Estados

A maior parte dos 45 cursos com 5 nos dois conceitos (8) está no Estado de São Paulo, que é o estado com mais cursos avaliados, com 1.346, 23,6% do total. Dos oito, sete são privados e um é estadual, o de biblioteconomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp ), em Marília. Das três universidades estaduais do estado, duas – a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - não participam do Enade. Elas não são obrigadas a fazer a prova por serem órgãos estaduais. O Paraná também está bem colocado com sete cursos entre os considerados top, segundo o MEC. Entre as graduações, cinco são de instituições estaduais e duas de federais. Não há entidades privadas entre as mais bem avaliadas do Paraná.

Mais cursos top

A Universidade Federal do Ceará é a instituição de ensino superior com mais cursos na lista dos top. As graduações de administração, secretariado e ciências contábeis da entidade obtiveram notas máxima no Enade e no IDD. Para a diretora da Faculdade de Economia, Administração, Atuaria, Contabilidade e Secretariado (FEAAC) da UFC, Naiula Monteiro Pessoa, o diferencial dos cursos são os professores e alunos. “Nós não temos as melhores instalações da universidade, mas temos um bom trabalho de estímulo que faz com que os docentes e alunos se sintam responsáveis pelos resultados”, afirmou. A professora destaca também o que chama de um trabalho de gestão compartilhada. “Todos os projetos são discutidos por professores, servidores e alunos e cada um tem autonomia em seus trabalhos”, disse. A faculdade possui uma empresa júnior que atende estudantes de todos os cursos e é gerida por alunos. De acordo com a pró-reitora de graduação da universidade, Ana Maria Iorio Dias, os alunos dos três cursos se interessam em fazer estágios extracurriculares. A área do conhecimento com o maior número de cursos, entre os 45 top com notas máximas, é administração (15). A graduação também apresenta o maior número de cursos com conceito muito bom (notas 4 e 5 no Enade e no IDD) e concentrado o maior número de cursos.

Conceito Enade

Se for considerado apenas o conceito Enade, alunos de 23% dos cursos superiores do país que receberam notas apresentaram pontuação entre 4 e 5. Um total de 895 graduações das 3.894 avaliadas - 5.701 cursos participaram do exame, mas 1.807 não receberam conceito porque não possuem um número de alunos expressivos para configurar a amostragem. Os estudantes com os conceitos mais altos são de teatro, com 65,5% dos cursos com notas 4 e 5. Em seguida está secretariado executivo, com 52,8% das graduações bem avaliadas. Música ficou em terceiro, com 46,9%.

Notas

No exame, os estudantes responderam a questões objetivas e discursivas de formação geral e conteúdo específico dos cursos. De acordo com os dados divulgados pelo Inep, o desempenho médio geral dos participantes foi de 45,4 na prova de formação geral, que é igual para todas as áreas, e de 36,4 na de conteúdo específico. A maior média na prova de formação geral foi dos estudantes de arquivologia (50,7), que teve apenas nove cursos avaliados, e a menor dos de administração (42,1). Já no conteúdo específico, os alunos de psicologia obtiveram os melhores resultados (46,3), e os mais baixos foram registrados nos cursos de ciências contábeis (25,7).

Fonte: http://g1.globo.com/educacao

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura