Marilena Chauí ministra primeira aula pública do projeto 'Seminários TJA'


O Theatro José de Alencar, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará - Secult, realiza, hoje, sábado (08/03), a partir das 19h, a primeira aula pública do projeto Seminários TJA. Com a palestra “Paixão, Ação. Espinosa e a liberdade”, o projeto traz para o palco principal do theatro a filósofa e professora de Filosofia Política e História da Filosofia da Universidade de São Paulo, Marilena Chauí. O evento, que será aberto pelo Secretário da Cultura do Ceará Auto Filho e o reitor da UFC Ícaro Moreira, é aberto ao público e gratuito, respeitando a capacidade dos 750 lugares do theatro.

O Seminários TJA faz parte de uma série de comemorações que se inicia no ano de 2008, quando completam 100 anos do início da construção do TJA, e vai até o centenário de inauguração do mesmo em 2010. O TJA é aberto ao público de terça a sexta a partir das 8h até a última atividade do dia (com visitas guiadas de hora em hora dentro do horário das 8h às 11h e das 13 às 17h) e aos sábados e domingos a partir das 13h, com funcionamento do café nos jardins a partir das 16h. A palestra também marca o início das aulas da Especialização em Audiovisual e Meios Eletrônicos e do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará – UFC
Marilena Chauí é uma das mais renomadas intelectuais brasileiras, com graduação, mestrado e doutorado em Filosofia e especialização em Licenciatura pela Universidade de São Paulo. Entre os livros de sua autoria, destacam-se: “Repressão Sexual”, “ Da Realidade sem Mistérios ao Mistério do Mundo”, “Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária”, “Professoras na Cozinha”, “Introdução à História da Filosofia”, “Experiência do Pensamento”, “Escritos sobre a Universidade”, “ Filosofia: volume único”, “Convite à Filosofia”, “O que é Ideologia” e “Política em Espinosa”. Além disso, Marilena Chauí foi Secretária da Cultura na cidade de São Paulo no mandato da Prefeita Luiza Erundina (1988-1992).

A iniciativa é uma realização da Secult, através do Theatro José de Alencar, e tem apoio da Especialização em Audiovisual e Meios Eletrônicos e Mestrado em Comunicação da UFC, da Escola de Artes Cênicas do TJA e dos cursos de Extensão em Audiovisual e Dança e Pensamento da Prefeitura de Fortaleza e UFC.

Fonte: http://verdesmares.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura