Zélia e sua estada nesta vida


Zélia Gattai foi escritora, fotógrafa e memorialista. Uma das maiores expoentes da História da erudição do Brasil contemporâneo.

1916
Nasce Zélia, a 2 de julho (sendo registrada por seu pai a 4 de agosto), à Rua Alameda Santos nº 8, São Paulo.
1936
Zélia casa-se em São Paulo com o intelectual e militante do Partido Comunista, Aldo Veiga, a 15 de junho. O casamento lhe proporcionou conhecer e travar amizade com renomados intelectuais, como: Oswald de Andrade, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Rubem Braga, Zora Seljan, Aparecida e Paulo Mendes de Almeida, Letícia e Carlos Lacerda , Aldo Bonadei, Vinicius de Moraes, entre outros.
1940
Falece seu pai, Ernesto Gattai, no dia 4 de março.
1942
Nasce seu filho, Luis Carlos Veiga, a 12 de agosto, em São Paulo.
1945
Zélia separa-se de Aldo Veiga. É apresentada ao já consagrado escritor Jorge Amado, pelo Barão de Itararé, num jantar em homenagem aos participantes do I Congresso Brasileiro de Escritores, na Boate Bambu, em São Paulo. Passam a viver juntos a partir de 8 de julho.
1947
Nasce seu filho João Jorge Amado, a 25 de novembro, no Rio de Janeiro.
1948
Por contingências políticas, deixa o Brasil com seu filho João Jorge para encontrar-se com Jorge Amado na Europa, onde vive durante cinco anos. Participa intensamente da vida cultural européia, ao lado de personalidades como Pablo Neruda, Nicólas Guillén, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, Aragón, Paul Éluard, Fréderic Juliot Curie, Picasso, Ilya Eremburg, entre outros.Inicia-se na arte da fotografia, ao adquirir uma máquina alemã num mercado de Paris. Faz o curso de Língua e Civilização Francesa, na Sorbonne, concluído em 1949.
1950
O casal Amado passa a residir em Dobris, Tchecoslováquia, no Castelo da União dos Escritores.
1951
Nasce sua filha Paloma Jorge Amado, a 19 de agosto, em Praga, Tchecoslováquia,.
1952
Retorna ao Brasil, instalando-se no apartamento do sogro, no Rio de Janeiro.
1963
Fixa residência em Salvador, Bahia, no bairro do Rio Vermelho, em setembro.
1969
Falece sua mãe, Angelina Da Coll Gattai , a 2 de abril .
1971
Nasce seu neto, Bruno, em Salvador, a 10 de dezembro.
1972
Nasce sua neta, Mariana, a 13 de julho. Nasce sua neta, Adriana, a 8 de dezembro.
1973
Nasce sua neta, Maria João, a 7 de maio.
1975
Nasce sua neta, Camila, a 20 de fevereiro.
1976
Nasce sua neta, Cecília, a 27 de junho.
1977
Nasce sua neta, Valéria, a 22 de dezembro. Recebe o Título de Sócia Benemérita da Sociedade Recreativa e Carnavalesca Filhos de Gandhy.
1978
Oficializa sua união com Jorge Amado, após 33 anos de vida em comum, na residência de Calasans Neto, no bairro de Itapuã, em Salvador, a 13 de maio.
1979
Incentivada pela filha Paloma, começa a escrever suas memórias. É lançado seu primeiro livro de memórias, Anarquistas graças a Deus, pela Editora Record, Rio de Janeiro, que conta a vida de seus pais, imigrantes italianos, e sua infância em São Paulo.
1980
Recebe o Prêmio Dante Alighieri, pelo seu livro Anarquistas graças a Deus.Recebe Diploma de Sócia Benemérita da Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel. Recebe a Placa de "As Dez Mulheres mais bem sucedidas do Brasil" pela Mac Keen. Recebe o Prêmio de Revelação Literária, concedido pela Associação de Imprensa, pelo seu livro Anarquistas graças a Deus. Nasce seu neto, João Jorge Filho, a 21 de fevereiro.
1981
Recebe o Título de Sócia Benemérita do Clube Baiano de Trova.1982
Seu segundo livro, Um chapéu para viagem, é lançado pela Editora Record, Rio de Janeiro. Nele conta o começo de sua vida com Jorge Amado e transmite as histórias dos Amado, contadas por Lalu, mãe do escritor..
1983
Nasce seu neto, Jorge Amado Neto, a 2 de novembro. É lançado o livro Pássaros noturnos do Abaeté, com gravuras de Calasans Neto e texto de Zélia Gattai, pela Editora Macunaíma, Salvador.
1984
Publica Senhora dona do baile, pela editora Record, Rio de Janeiro, em que conta a sua vida no exílio, no período entre 1945 a 1948.Recebe o Título de Cidadã Honorária da Cidade do Salvador, concedido pela Câmara Municipal da Cidade do Salvador, Bahia.
1985
Recebe o título de Officier de L'Ordre des Arts et des Lettres, concedido pelo governo francês, na Embaixada Francesa, em Brasília.Recebe o Título de Cidadã Honorária da Cidade de Mirabeau, na França.
1986
Recebe o Título no grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique, concedido pelo Governo Português. Recebe o Diploma de Madrinha dos Trovadores, concedido pela Ordem Brasileira dos Poetas da Literatura de Cordel.
1987
Publica Reportagem incompleta, volume com fotografias de sua autoria, com textos em três idiomas, pela Editora Corrupio. Recebe a Medalha do Mérito Castro Alves, concedida pela Secretária da Educação e Cultura do Estado da Bahia. Recebe o Diploma de Reconhecimento do Povo Carioca pelos relevantes serviços prestados à Cultura e ao Turismo, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Membro do Conselho Curador da Fundação Banco do Brasil1988
O seu livro, Jardim de inverno, lançado na Fundação Casa de Jorge Amado, narra os momentos difíceis, quando dos processos estalinistas, abrangendo o período de 1949 a1952, pela Editora Record, Rio de Janeiro.Recebe o Prêmio Destaque do Ano de 1988, pelo livro Jardim de inverno.Recebe o troféu Dia da Avon do Compromisso com a Mulher, como destaque da área cultural deste ano. É homenageada com uma exposição sobre o tema Jardim de inverno, pela Fundação Casa de Jorge Amado.
1989
Estréia no mundo da ficção, com o livro infantil Pipistrelo das mil cores, livro de conteúdo ecológico, com ilustrações de Pink Wainer, pela Editora Record, Rio de Janeiro.Recebe o Diploma de Magnífica Amiga dos Trovadores, pelo Clube dos Trovadores Capixabas, do Espírito Santo.
1990
Eleita Mulher do Ano de 1989, pelo Conselho Nacional da Mulher.
1991
Publica O segredo da rua 18, livro infantil também de conteúdo ecológico, pela Editora Record, Rio de Janeiro, com ilustrações de Ricardo Leite.
1992
Lança o livro de memórias, Chão de meninos, pela Editora Record, Rio de Janeiro, dedicado a Jorge Amado pelos seus 80 anos, retrata o período de regresso do exílio ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1952 até a mudança para a Bahia em 1963.
1994
Recebe o Título de Grão-Mestre da Ordem do Mérito da Bahia no Grau de Comendador, concedido pelo Governo do Estado da Bahia. Recebe o Prêmio Alejandro José Cavassa, no gênero memória, por Chão de meninos, concedido pela União Brasileira de Escritores.
1995
Lança a Crônica de uma namorada, pela Editora Record, Rio de Janeiro. O livro conta a história da descoberta do amor por uma adolecente na época em que o aparecimento da tevê era uma revolução. É homenageada pela Escola de Samba Salgueiro, com o enredo Anarquistas sim, mas nem todos, no Rio de Janeiro. É homenageada, junto a Jorge Amado, por sua filha Paloma Jorge Amado, com a publicação do livro ABC dos 50 anos de amor de Zélia e Jorge, lançado pela Editora Maltese, de São Paulo. Este livro comemora os 50 anos de união do casal Amado.
1996
É homenageada com Patrona da I Feira do Livro da Bahia, no Centro de Convenções. A Fundação Casa de Jorge Amado, por ocasião dos 80 anos de Zélia Gattai, realiza: uma exposição fotográfica, intitulada Zélia, uma biografia, seguida do lançamento do 1º volume da nova série da Coleção Casa de Palavras, Literatura na Bahia, sobre a escritora Zélia Gattai; uma sessão solene na Academia de Letras da Bahia; o seminário Gênero e Memória, em convênio com a Universidade Federal da Bahia.
1997
Recebe o Título de Cidadã Itajuipense, Câmara Municipal de Itajuípe.1998
Recebe da ministra da Cultura da França, Sra. Caterine Trautmann, a Comenda das Artes e das Letras durante a abertura do Salão do Livro de Paris.
1999
É lança o livro de memórias A casa do Rio Vermelho, pela Editora Record, Rio de Janeiro, onde conta historias relacionadas à casa desde a chegada à Bahia, em 1963, até o ano de 1998. Recebe a Comenda Maria Quitéria pela Câmara Municipal de Salvador.
2000
Homenagem da Editora Record pelos 20 anos de publicação de Anarquistas, graças a Deus com uma edição ilustrada com fotografias de seus familiares, de sua infância até à adolescência.Lança, na Bienal do Livro, em São Paulo, o livro de memórias, Città di Roma, pela Editora Record, Rio de Janeiro, ilustrado com fotografias de época. Este livro conta a viagem dos familiares de seus pais do porto de Gênova até o Brasil no navio Citttà di Roma, sua infância e sua adolescência em São Paulo. Publica o livro infantil, Jonas e a sereia pela Editora Record, com ilustrações de Roger Mello, que conta a história de um pescador que se apaixona por uma sereira.
2001
É homenageada pela Prefeitura de Taperoá com a instituição da Fundação de Cultura e Turismo Zélia Gattai. Fica viúva do escritor Jorge Amado. Se candidata e é eleita no dia 7 de dezembro para a vaga nº 23, ocupada pelo escritor Jorge Amado, na Academia Brasileira de Letras.
2002
Toma posse no dia 21 de maio de 2002, no Quadro de Membros Efetivos da Academia Brasileira de Letras, em solenidade no Petit Trianon (ABL).
2008
Parte Zélia para a vida após uma vida de amor à palavra.....

Fonte: http://www.atarde.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura