Festival de Inverno em MG

Ouro Preto e Mariana Arte, cultura e História

Se as Minas Gerais são muitas, Ouro Preto e Mariana, sem dúvida, são dois de seus maiores tesouros. Submersas nas montanhas da Estrada Real, as cidades escondem mistérios que se descortinam facilmente, traduzidos sobretudo na arquitetura barroca, na efervescência cultural e no frio que, especialmente nesta época do ano, toma conta das ruas das antigas capitais do estado. A oportunidade ideal para desfrutar de todos esse prazeres é o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que acontece de 8 a 27 de julho e deve atrair cerca de 250 mil pessoas interessadas em atividades como apresentações musicais, teatrais e mostras cinematográficas, a maior parte delas gratuita.
A exemplo das edições anteriores, o Festival tem como norteadores um personagem e um tema. O personagem homenageado nesta edição é Aleijadinho, que com a temática "Talentos e Mitos do Brasil" desafiou as curadorias na seleção de oficinas e atrações que promovessem diálogos entre o antigo e o contemporâneo. Entre as atrações musicais, destaque para artistas como Arnaldo Antunes, Maria Rita, Lenine e Zeca Baleiro, além das participações de Renato Borghetti, Demônios da Garoa, Luiz Melodia, Fernanda Abreu, bateria da Portela e Monobloco. Dança, teatro de rua, teatro de bonecos e circo também farão parte do Festival. Grupos de renome nacional e internacional vão se apresentar em Ouro Preto, como o Armazém Teatro, do Rio de Janeiro; Cie Bussionnière, da Suíça; e Barracão Teatro, de São Paulo, bem como espetáculos originados de projetos do Grupo Galpão e de grupos locais, como o Residência Teatro, Os Losna e Cia Imprópria.
Já nas Artes Plásticas, o público poderá prestigiar a obra de artistas que trabalham a essência do pensamento barroco, presente na diversidade da arte contemporânea, como os santeiros mineiros que compõem a mostra Devoção. O mundo contemporâneo também será desvendado, sob o olhar de artistas plásticos como Nazareth Pacheco, com Objetos Sedutores, e Guilherme Mansur, em Bamboletras. As crianças que estiverem em Ouro Preto e Mariana para o Festival de Inverno também terão diversão intensa e variada durante os 20 dias do evento. Além das oficinas, muitas atrações estão programadas para encantar a garotada. Palhaços, histórias, circo, música e dança vão agitar as duas cidades no mês de julho, com Giramundo, Cia. Truks, Cia. Lunática, Bia Bedran, entre muitos outros.
A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana também vai contemplar as artes visuais, com uma série de filmes dirigidos por Humberto Mauro; o patrimônio cultural, que traz discussões a respeito da importância da preservação de tradições que formam os povos; a literatura, que vai homenagear dois dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos: Machado de Assis e Guimarães Rosa; e a curadoria de rua, uma novidade que vai contemplar as atrações programadas para acontecer nos espaços públicos das duas cidades.
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana também levará à população oficinas relacionadas às oito áreas do evento, Literatura, Artes Plásticas, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Patrimônio Cultural e Natural. Serão oferecidas cerca de 2.000 vagas, num cardápio que abrange todos os tipos de manifestações artísticas. As atividades estão ligadas ao aperfeiçoamento de técnicas já adquiridas pelos participantes, e pretendem também iniciar interessados em novos campos artísticos e estimular a reflexão sobre diversos temas ligados às áreas. No total, serão oferecidas 63 oficinas.
Programe-se: www.festivaldeinverno.ufop.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura