Oficinas em Ciências da Religião - PUC/SP


O curso de Especialização em Ciências da Religião (Pós-Graduação Lato Sensu), iniciado em março de 2007, nasce do desejo do Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP em atender a duas demandas visíveis: necessidade sobre conhecimento prático da presença do fenômeno religioso nas relações dos indivíduos produzidas na sociedade e em seus ambientes; bem como da necessidade da formação de um profissional de educação que atua nas escolas do ensino fundamental e médio, em especial na disciplina de Ensino Religioso.

No desenrolar dos módulos, vários profissionais achegaram ao curso de Especialização em Ciências da Religião. Assim, além de agentes de pastoral de distintas denominações religiosas, são alunos do curso profissionais que trabalham no setor de gestão de pessoas e da comunicação.

Este perfil de alunos que vem acorrendo ao curso levou a coordenação a pensar sobre a necessidade e conveniência de introduzir uma nova modalidade ao curso, a modalidade “oficinas” (workshops). As oficinas têm como objetivo geral proporcionar visibilidade prática do conteúdo, alcance e importância do fenômeno religioso (objeto específico do curso) no espaço cotidiano dos indivíduos em interação com as grandes questões existenciais que surgem neste espaço e se constituem objeto de atenção e preocupação.

Serão oferecidas duas oficinas:

SAGRADO E LITERATURA - O “claro enigma” de Drummond

Partindo da leitura de um quadro de Rembrandt, esta Oficina mergulha na poesia de Carlos Drummond de Andrade e em outros textos para, enfim, mostrar que a experiência artística e literária é uma espécie de hierofania e está muito próxima da experiência religiosa. Mesmo quando o “claro enigma” parece hesitar entre a blasfêmia e a oração.

Preletor - Prof. Waldecy Tenório - Prof do departamento de Ciência da Religião PUC-SP; graduado em Letras e doutor em Filosofia pela USP.


ESPIRITUALIDADE E GESTÃO

A Oficina tem como proposta aliar os princípios básicos da gestão à visão ampla e atualizada de espiritualidade. Hoje qualquer organização deve desenvolver o profissionalismo e aprender a lidar com resultados. Organização sem gestão fracassa. Sem espiritualidade, se esvazia. A articulação da gestão com a espiritualidade permite uma nova síntese entre interioridade e eficácia, valores e resultados. È uma das chaves para a humanidade superar o caos da falta de sentido e dar um salto de qualidade em sua consciência.

Preletor - Prof. Afonso Murad - Pedagogo com especialização em gestão pela Fundação Dom Cabral, doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.


Dinâmicas e Estrutura da Oficinas

As oficinas ocorrerão no sábado, na unidade COGEAE Consolação e serão ministradas por professores convidados especificamente para desenvolver esta atividade. Cada oficina funcionará com o mínimo de 15 alunos e o máximo de 40. É obrigatória a participação dos alunos do curso de Especialização em Ciências da Religião. Os participantes receberão certificado de participação ao final das atividades. O aluno deverá participar das duas oficinas para obter a declaração de participação.

Informações:

Dirigido a: Público em geral.
Coordenação: Prof. Dr. Eulálio Avelino Pereira Figueira e Prof. Dr. Frank Usarski
Carga Horária: 3 horas cada oficina
Início/Duração: 12 de dezembro de 2009

Horário: Sábado, das 8 às 14 horas
Local de Realização: PUC-SP - Unidade COGEAE Consolação - Rua da Consolação, 881 - Consolação - São Paulo – SP - Mapa da Unidade
Valores e Informações: Valor da inscrição (à vista)
Comunidade R$ 48,00
Alunos do curso "Especialização em Ciências da Religião" - Gratis
Inscrição para Seleção: Inscrições Online
A matrícula pode ser realizada também presencialmente, na Unidade COGEAE Consolação.
Sistema de Aprovação: Freqüência total nas duas oficinas.


Obs. Se você deseja obter informações sobre algum professor, clique em Plataforma Lattes, vá em Buscar/Buscar Currículos e digite o nome completo do professor cujo currículo deseja consultar.

Fonte: http://cogeae.pucsp.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura