Pós Doutoramento em História das Religiões IV - Diarios de Viagem - Udine-Itália


Estive em Udine dois dias a convite da Universidade local para falar sobre religião e cultura no Brasil. A bela Udine é impressionante em sua mistura de elementos celtas, românicos, gregos e germânicos e o povo é de uma delicadeza e educação ainda mais encantadores. Pude passear pela pequena Udine, mas não há como não se arrepender de não passar mais tempo naquela cidade de tantas histórias e tanto fascínio.



Um pouco de Udine na História


Udine é uma cidade de dois mundos e de duas construções históricas muito interessantes. Em seus primórdios, Udine foi a capital de Friuli-Venezia Giulia, cuja data de fundação é ainda alvo de pesquisas, mas com indicações arqueológicas que apontam para o período neolítico, com vestígios celtas. Possivelmente uma das bases do Império romano na região, que, na época, era denominada de Utina. Após a queda do império romano ocidental, a área cresceu em importância. Seu nome surge nos registros de doação do castelo de Utinum pelo imperador Otto II aos patriarcas de Aquileia, então principais senhores feudais da região em 983 a.D.



Em 1223, com a fundação do mercado local, a cidade passou por um período de prosperidade e passou a abrigar o Patriarcado de Aquiléia Católica Romana de 1238 até 1751. Em 1511 foi o palco de uma guerra civil, seguida por um terremoto e por uma epidemia. Seu declínio ocorre a partir de 1751, com a dissolução do patriarcado e a substituição pelos arcebispados de Udine e Gorizia. Conquistada pelos venezianos em 1420 e cedida à Áustria pelo Tratado de Campoformido em 1797, Udine foi unificada a Itália em 1866. no período de 1815 a 1917 foi a sede do exército italiano durante I Guerra Mundial e sofreu sua quase completa destruição na II Guerra Mundial.



A cidade foi construída em torno do castelo-sede dos Patriarcas e dos governadores de Veneza. Atualmente abriga um museu e Galeria de Arte com obras de Giovanni Battista Tiepolo e outros artistas da Escola veneziana. Outros edifícios notáveis são o Palazzo del Comune (1448-56), o elegante Loggia del San Giovanni (1533-39), por Bernardino da Morcote, com uma torre do relógio construído por Giovanni da Udine. Depois da guerra, ela foi feita capital da província del Friuli que incluía as atuais províncias de Gorizia, de Pordenone e de Udine. Após o oito de setembro de 1943, em que a Itália se rendeu aos aliados na Segunda Guerra Mundial, a cidade passou à administração direta da Alemanha, que cessou em abril de 1945. Udine sofreu um terremoto em maio de 1976 sem maiores conseqüências mas que, após este episódio, culminou na construção e fundação da Universidade de Udine, um dos pontos de referencia para a região. Udine é uma rica cidade comercial e um centro industrial com siderúrgicas, fábricas de algodão, curtumes, e de fábricas de construção de maquinário para a indústria de alimentos.





Fontes: Site do ministério de Turismo da Itália, Enciclopédia Britânica, Elton-diários de viagem.

Comentários

Marlene van de Kamp disse…
Udine foi o local de nascimento de minha avó. O que mais me surpreende nisso é o fato de que sinto a memória da tradição celta em mim, tanto que estudo isso com muito interesse. Conforme diz o xamanismo, os ascendentes não são apenas aqueles que conhecemos. Vou ler mais o seu blog.

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura