Teologia em Rio Verde, do sonho à realidade!





Dia 7 de novembro passado ficará marcado na história de Rio Verde. Nesse memorável dia, eu, mais o bispo Dom Aluísio e o Padre João Inácio, assinamos um convênio entre a Fesurv, a Diocese de Jataí e a Fundação de Cultura Dom Miguel para a implantação do curso de Teologia na instituição. Uma conquista grandiosa para a região, haja vista a necessidade de uma faculdade para a formação de novos líderes religiosos. Para quem não sabe, seja católica ou evangélica, a pessoa só pode exercer o ofício de padre ou pastor depois de diplomado em Teologia. Um requisito fundamental para quem deseja seguir a carreira religiosa e que exclui do processo os malandros e outras pessoas inescrupulosas. Ou seja, tanto o padre, como o pastor, terão toda uma bagagem para exercer a profissão com conhecimento e dignidade.

Claro que não foi uma conquista fácil. A luta começou há mais de 10 anos com o saudoso Bispo Dom Miguel. Enquanto estava entre nós, Dom Miguel não escondia de ninguém seu desejo de implantar o ensino religioso em nossa região. E com que vontade o nobre bispo abraçou essa causa! Testemunha dessa luta de Dom Miguel, uma de suas auxiliares, Oníria Guimarães, lembra que esse talvez fosse um dos maiores sonhos do bispo. Uma causa que também foi abraçada pelo Bispo Dom Aluísio e pelo Padre João Inácio. Tem pelo menos três anos que o Padre João me procurou para trazer o curso para a nossa Universidade.

Um caminho árduo, com tantas dificuldades que quase nos levou ao desânimo. Tanto a mim, como ao Padre João. Mas quando tudo parecia perdido, lá vinha um irmão e nos dava um novo ânimo. E foi assim, com muito esforço, que conseguimos chegar até aqui e concretizar esse sonho, que hoje não é só mais do bispo Dom Miguel, mas de todos nós, que abraçamos a causa e que sabemos da importância da fé na formação moral do ser humano.

Para mim, poder implantar o curso de Teologia é como resgatar um compromisso com os fundadores da Fesurv. Além de atender mais um anseio da população, estamos retribuindo o esforço e a contribuição da Igreja na implantação da nossa universidade. Instituições como a Congregação das Irmãs Vicentinas, da Irmã Terezinha. Pessoas como os irmãos Frei César e Claudino Collet. Estes últimos, quando muitos não acreditavam, moveram mundos e fundos e, com o apoio de outros idealistas, fundaram a Fesurv. Hoje um orgulho para todos nós, que aqui vivemos e constituímos família. A primeira batalha está ganha. Agora é tratar de divulgar que Rio Verde é uma das poucas cidades brasileiras a ter uma faculdade de Teologia. Mas isso, também vamos tirar de letra. Para os interessados, o curso já será oferecido neste vestibular e as inscrições para o processo seletivo estão abertas. Considero este, mais um marco de nossa administração. Apesar das dificuldades, temos conquistado grandes vitórias e essa é, com certeza, é uma das maiores.

Paulo Eustáquio é professor universitário, Engenheiro Agrícola e Reitor da FESURV - Universidade de Rio Verde. www.pauloeustaquio.com.br - (pauloeus@uol.com.br)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura