Festival Internacional de Cinema e Religião e VII Mostra de Cinema e Religião - Olhares sobre o Sagrado


Como você conversa com o Divino?

Nadia Stepanova é uma Xamã Buriáta que revive as cerimônias rituais Xamânicas que, por séculos, regeram a vida na taiga. A República de Buriátia é um extenso país que se encontra entre o Lago Baikal e a Mongólia na Sibéria, geralmente conhecida por ser o berço do Xamanismo. Esta manifestação religiosa apareceu no início da civilização e sobreviveu por um longo período até ser reprimida pela companha anti-religiosa empreendida por Stalin nos anos trinta. O documentário mostra o País, a repressão stalinista e as práticas xamânicas conduzidas por Nádia.

Conversa após projeção de filmes sobre Magia e Religião com o Professor Silas Guerrieiro, Doutor em antropologia pela PUC e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da PUC de SP.



Programação em parceria com a PUC de SP
09 de dezembro de 2009
Horário: 19h
Local: PUC de São Paulo
Rua Monte Alegre, nº 984 / Prédio Novo / 1º andar / sala 119


Brasil, 2009, 26 min., cor / suporte DVD
Direção: Cinthia Balbino dos Santos, Janaina Leonardi, Tamires Cardoso dos Santos, Vinicius Gallon, Rones Maciel, Losangela dos Santos, Leandra Barros, Jaqueline Silva Lima



Realização: Ong Viração e TV USP

Curtas metragens de até 3 minutos realizados em parceria com a Ong Viração e TV USP e Associazione Jangada de Trento. São os primeiros vídeos feitos por jovens integrantes dos 24 conselhos jovens, os Virajovens, da Viração, de comunidades periféricas de vários estados do Brasil, mostrando como eles respondem à pergunta: Como você conversa com o Divino. Estes vídeos participaram em outubro de 2009 do Festival Religion Today em Trento na Itália, representando a Olhares Sobre o Sagrado.

Palestra sobre religião e mídia com o Professor Doutor Fernando Altemeyer na PUC.


ENTRADA GRATUITA


Mais informações no site oficial da VII Mostra de Cinema e Religião http://cinemaereligiao.com/mostra/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura