Helena Pinto e Jorge Mangorrinha lançam livro sobre termas



“O Desenho das Termas. História da Arquitectura Termal Portuguesa” é uma obra em dois volumes (sendo um deles em inglês), da autoria dos investigadores Helena Gonçalves Pinto e Jorge Mangorrinha, na qual a História da Arquitectura Termal é analisada de uma forma profunda e inédita, revelando inúmeros dados para o melhor conhecimento da evolução do termalismo e da própria arquitectura portuguesa nas suas diferentes épocas, durante mais de cinco séculos. Este projecto contou com o apoio do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento.

Helena Gonçalves Pinto é doutoranda em Teoria e História da Arquitectura, pós-graduada em Museologia e Património e licenciada em História. Foi a primeira Coordenadora do Museu do Hospital e das Caldas. Jorge Mangorrinha é doutorado em Urbanismo, mestre em História e licenciado em Arquitectura. É investigador em Termalismo e Ordenamento Turístico. Foi vereador na Câmara das Caldas.

Ambos desenvolvem, há vários anos, um estudo aprofundado sobre o decurso histórico do termalismo e dos seus efeitos territoriais na concepção arquitectónica, no progresso tecnológico e na gestão dos espaços e equipamentos, incluindo a coordenação científica do Rastreio e Levantamento dos Conjuntos Termais Portugueses. O seu interesse e as suas análises documentais têm sido complementados com viagens, conferindo-lhes uma sólida compreensão deste fenómeno à escala universal. Os estudos realizados têm permitido a publicação de vasta e importante bibliografia termal, individual e colectiva, bem como de diferentes intervenções públicas na Europa e na América Latina

Fonte: http://www.jornaldascaldas.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura