Conselho Nacional de Igrejas Cristãs definiu a Campanha da Fraternidade para este ano - Por Jaqueline Barbosa

Arcebispo dom Roque Oppermann divulgou ontem a programação para a próxima quarta-feira de Cinzas do lançamento da Campanha da Fraternidade 2010. Neste ano a campanha será voltada para o sistema econômico mundial, com o tema: “Economia e Vida”.


 
“É uma proposta conjunta entre as comunidades cristãs que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que reúne cinco igrejas. São elas, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida”, explica o arcebispo.

Segundo ele, um dos objetivos da campanha é evangelizar os fiéis, de maneira que tomem consciência do atual sistema econômico, o qual acaba gerando extrema desigualdade social. “Evangelizar de tal forma que as pessoas não sejam egoístas para com aqueles que por vezes nem têm o que comer”, esclarece.

Dom Roque ressalta ainda que a campanha não se preocupa tanto em saber se a pessoa ou empresa tem lucros ou posse. “Se preocupa mais em saber se elas são abertas para o entrosamento dentro da sociedade, que ainda não alcançou bom nível econômico,” enfatiza.

Questionado se há intenção de firmar alguma parceria com o governo a fim de diminuir a desigualdade social, Dom Roque explicou que, nesse caso, a igreja pretende apenas apresentar soluções à população, de modo que os próprios cidadãos possam ter o livre arbítrio de questionar essas mudanças ao governo.

Além de sensibilização da sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas, alguns dos objetivos também citados pelo arcebispo são buscar a superação do consumismo, criar laços de convivência entre os cidadãos, mostrar a relação entre fé e vida a partir da prática da justiça e reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica.

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