CMI aponta para igrejas africanas no Dia de Oração pela Paz

Dirigentes de igrejas africanas e o secretário-geral do CMI vão observar o Dia com orações e culto em Nairóbi, no Quênia. O Dia de Oração pela Paz coincide com o Dia Internacional pela Paz das Nações Unidas e é uma iniciativa da Década para a Superação da Violência.

Este ano, como encerramento da Década, o Dia de Oração pela Paz vai centrar-se na África. Um dos projetos africanos é o “Povo de Paz”, da Uganda, que apóia o processo de cura em comunidades marcadas pelo conflito, trauma e dor.

Grupos ecumênicos de jovens, mulheres e dirigentes comunitários de diferentes partes do país vão a acampamentos pela paz instalados em determinados povos e participam do seu desenvolvimento. O projeto foi iniciado pelo Conselho Cristão Unido de Uganda no marco da volta a uma relativa estabilidade no país depois de décadas de ditadura militar e guerra civil.

Os acampamentos pela paz inculcam valores de diversidade, promoção e defesa de causas e resolução pacífica de conflitos. Constituem um espaço no qual ugandenses de diferentes grupos étnicos, tribais, políticos e religiosos aprendem a interagir, com o fito de promoverem consenso, fomentar a coexistência pacífica e fortalecer mecanismos existentes para resolver disputas.

O projeto de resolução de conflitos e construção da paz dos jovens da Igreja Presbiteriana de Gana é outro exemplo. Ele capacita jovens para que possam capacitar a outros em técnicas de resolução de conflitos e construção da paz.

A diocese do noroeste da Igreja Evangélica Luterana da Tanzânia apóia desde 2002 um pequeno escritório de direitos humanos de ajuda aos fiéis e aos cidadãos para que se oponham a todo tipo de violência em suas comunidades e nos tribunais.

Este trabalho ajuda trabalhadores das igrejas a responder à violência, resolver conflitos e defender os direitos humanos em nível local, inclusive em casos de maus tratos. Este trabalho, definiu um dos colaboradores, é “um verdadeiro depoimento do Evangelho do amor e do perdão”.

O Dia Internacional de Oração pela Paz deste ano também convida a orar pelas organizações não-governamentais que trabalham pela paz em África, como o programa Educação Rural, Conscientização e Saúde Comunitária, que aborda questões como: o assédio sexual, a violência doméstica e o HIV/AIDS nas comunidades rurais do Cabo Ocidental.

No norte da Nigéria, onde foram registrados casos de violência entre comunidades cristã e muçulmana, e em Pietermaritzburg, na África do Sul, programas pela paz ajudam grupos comunitários e religiosos a realizar exercícios de “escuta”, como uma medida importante para abordar as recordações e os ressentimentos depois dos conflitos.

O Dia Internacional da Oração pela Paz foi estabelecido em 2004 depois de encontro de dirigentes do CMI e da ONU. Desde então, as igrejas foram chamadas a organizar vigílias e cultos e a orar pela paz.

Fonte: http://www.creio.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura