Mostra de Culinária de Terreiro começa sexta no Museu da Abolição em Pernambuco

Além de degustar os pratos, os visitantes receberão informações sobre sua história e significado religioso

A gastronomia afro-brasileira vai ganhar destaque na segunda edição da Mostra da Culinária de Terreiro de Pernambuco, que começa nesta sexta-feira (24/09) e segue até domingo (26/09). O evento será realizado no Museu da Abolição, centro de referência da cultura afro-brasileira no Estado, e oferecerá ao público a oportunidade de degustar gratuitamente as iguarias servidas nas Casas de Candomblé durante os rituais da religião. A entrada é gratuita.



Foto: Luiz Santos/Divulgação


Além de saborear as receitas, os visitantes receberão informações sobre a história e o significado religioso dos pratos. 13 tendas estarão montadas na área externa no Museu, cada uma administrada por um terreiro de Candomblé de Pernambuco. Cada estande apresentará comidas ligadas a um deus africano, chamados de “Orixás”. Haverá ainda uma barraca dedicada às crianças, chamadas de “erês”, com pipocas, balas e outras guloseimas, por conta da proximidade do Dia de Cosme e Damião, comemorado em 27 de setembro. Na tradição do Candomblé, esses santos são representado pelo Orixá Ibeji.

 
Entre as receitas que integram a Mostra estão algumas bem conhecidas dos pernambucanos, como o Acarajé e o Vatapá, mas a maior parte dos pratos costuma ser restrita aos frequentadores das Casas de Candomblé, a exemplo do Padê (farinha de mandioca, cebola), do frango para Exu na Nação Xambá (frango, azeite de dendê e cebolinho) e do Ekurú (feijão macaça, azeite de dendê, camarão e cebola).

 
Realizada pela empresa de Produção Cultural Aurora 21 com patrocínio do Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco (Funcultura), a programação da Mostra contemplará ainda apresentações de cânticos e toadas em ritmos e línguas africanas. A Mostra vai funcionar das 19h às 21h no dia 24, e das 16h às 21h nos dias 25 e 26. O Museu da Abolição fica na Rua Benfica, 1150, na Madalena.


ATRAÇÕES
Confira a programação artística da Mostra de Culinária de Terreiro:



Dia 24/09 (sexta-feira)

19h - Abertura com apresentação de ritual de cânticos sagrados entoados nas línguas africanas das nações Xumbá, Iorubá e Bantu, com percussão de ilus (atabaques), abês e agogôs.


Dia 25/09 (sábado)

18h - Apresentação do grupo de afoxé Povo de Ogunté, remanescentes de Pai Adão, considerado a maior personalidade do Xangô no Recife.

Dia 26/09 (domingo)

18h - Apresentação do maracatu mirim "Raízes de Pai Adão", formado por tataranetos de Pai Adão.

Fonte: http://jc.uol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura