USP Leste remodela cursos e promete 2 carreiras de perfil criativo até 2012 - Por Isis Brum

Ambiente. Proposta é remanejar parte das 1.020 vagas existentes na unidade da zona leste da capital paulista para a área da 'indústria criativa'; comissão presidida por ex-reitor deve entregar um relatório sobre a reestruturação interna até o mês que vem

A unidade Leste da Universidade de São Paulo (USP Leste) antecipou a remodelação de todos os dez cursos de sua graduação - medida que será obrigatória a todos os câmpus da instituição - e promete a criação de uma nova área do conhecimento com duas novas carreiras até 2012. A revisão curricular da graduação foi anunciada nesta semana pelo reitor da universidade, João Grandino Rodas.

A reorganização dos cursos começou no ano passado, com a readequação da grade do bacharelado em Têxtil e Moda. Neste ano, ela atingiu os cursos de Gerontologia e Obstetrícia e deverá afetar especialmente a Licenciatura em Ciências da Natureza, que registrou 63 matrículas no início do ano, embora disponha de 120 vagas. Esse também é o curso menos disputado no vestibular da Fuvest 2010 entre os oferecidos pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP Leste: a relação candidato/vaga é de apenas 1,7.

Basicamente, a ideia é remanejar parte das 1.020 vagas existentes e criar as quatro novas graduações. Os critérios para manter ou suprimir as vagas são os mesmos citados pelo reitor anteontem: baixa demanda e baixo impacto social, modernização do projeto pedagógico, causas de evasão escolar e maior atenção aos cursos noturnos.

Desde julho, o Grupo de Trabalho para Estudo das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos da EACH cuida dessa reestruturação. A comissão é presidida pelo ex-reitor da USP e um dos idealizadores do câmpus na zona leste, José Adolpho Melfi, e tem até o próximo mês para entregar um relatório sobre a reestruturação interna dessa unidade.
"Essa gestão tem isso em mente: sempre avaliar a unidade. É papel da universidade fazer isso", aponta o diretor da EACH, Jorge Boueri.

"Indústria criativa." Segundo Boueri, os dois novos cursos serão criados com vocação para a "indústria criativa", um conceito novo de cidade e de desenvolvimento econômico que começou a ser discutido na universidade. Esse termo é aplicado atualmente em países como Grã-Bretanha e Espanha, com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A indústria criativa envolve atividades diversas, como design, artes, alta tecnologia, moda e cultura e, de acordo com o diretor da EACH, está em consonância com a formação oferecida na USP Leste.

Os novos currículos estão sendo analisados. De acordo com Boueri, ainda não é possível dizer quais cursos serão criados. Contudo, o relatório de avaliação de uma comissão externa mista, formada por professores doutores brasileiros e europeus, que visitou a USP Leste na semana passada, recomenda que sejam criados cursos de artes e de design.

Essas sugestões serão avaliadas durante um fórum de discussão sobre os rumos da instituição, que vai ocorrer no próximo mês.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura