Analista de sistemas da Católica lança livro sobre internet e espiritualidade

O analista de sistemas e mestre em ciência da religião da Unicap Valter Luis de Avellar lança, na Livraria Cultura, o livro:

Internet e espiritualidade: o despertar através das mensagens de e-mail.

Sabe aquelas mensagens que enchem sua caixa de emails todos os dias? Pois bem, elas fazem a alegria de muita gente. Na Internet, existem alguns grupos de pessoas que enviam diariamente vários tipos de mensagens de autoria de pensadores, como Chico Xavier.

Pensando nessa rede de relacionamentos, o analista de sistemas e mestre em ciência da religião da Unicap Valter Luis de Avellar lança na Livraria Cultura, o livro: Internet e espiritualidade: o despertar através das mensagens de e-mail.

 
O autor faz parte de um grupo de amigos virtuais que enviam frases, mensagens e pensamentos todos os dias. Segundo ele, existe um limite na quantidade de e-mails, não ultrapassando, por exemplo, a casa de duas mensagens por dia. Porém, Avellar adverte que essa comunicação pode contribuir para pessoas que estão tristes ou mesmo com problemas pessoais.

 
“Mando mensagens há cerca de oito anos. Tenho em torno de 600 contatos e mais de 2 mil mensagens arquivadas. Agora, é bom ressaltar que, apesar de ter um efeito terapêutico, as mensagens que eu mando não são como remédios, que a gente prescreve em caso de doença”, frisa. O autor de “Internet e espiritualidade” destaca que o livro, apesar de ser uma produção voltada para área de relacionamentos, se baseou em alguns conceitos da tecnologia.

 
“Um dos capítulos do livro trabalha com a sociabilidade de rede”, afirma. Mas, longe de ser uma narrativa de envio de mensagens, a obra de Avellar também desperta o sentimento de “propagação da fé”, nas palavras do autor.

Pois, muitos usuários se utilizam das mensagens virtuais para se fazerem entender. “Não falo de religião, mas de fé. Muitas mensagens de origem espíritas são enviadas para católicos ou mesmo evangélicos”, conta.

 
Em meio uma sociedade marcada pela pluralidade religiosa, Internet e espiritualidade se caracteriza, ainda, pela busca do diálogo inter-religioso. “Mensagens de correntes ou de pregação estão fora da minha pesquisa. Também não procuro da veracidade das histórias ou mensagens que eu envio. Meu maior objetivo é saber o resultado, como as pessoas recebem essas mensagens e qual o efeito delas em suas vidas”, relata.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura