Universidade cria mestrado em quadrinhos - Por Paula Rothman








 
 
Que tal se tornar um especialista em Batman, Homem Aranha, Capitão América e companhia? A partir de setembro, se você já possui um curso superior completo e é fluente em inglês, pode frequentar o programa de Mestrado em Histórias em Quadrinhos da Universidade de Dundee, na Escócia.
 
A primeira pós-graduação em quadrinhos do Reino Unido, a Masters in Comic Studies, está ligada ao departamento de inglês da instituição. A universidade explica que os quadrinhos, longe de coisas voltadas para crianças, são textos sofisticados que falam de cultura, política e valores, e estão ligados a áreas como TV, filmes, games e internet.
O curso, de um ano, tempo integral, ou dois anos, meio período, é voltado especialmente para profissionais dos ramos editorias, da mídia ou que desejem ingressar na indústria de quadrinhos. O programa tenta abordar o pensamento crítico e contextualizar os quadrinhos na política e história. Os tópicos são:
- a história dos quadrinhos e as propriedades formais do meio
- diferentes gêneros, estilos e categorias
- escrita para quadrinhos, com aulas e workshops
- arte dos quadrinhos e processo criativo
- conselhos práticos em publicação e desenvolvimento de carreiras como estudioso do assunto, escritor, ilustrador.
São três programas obrigatórios: Quadrinhos autobiográficos e documentais; Cultura Internacional dos quadrinhos e Dissertação. Há também um quarto módulo que pode ser escolhido entre as opções: Criando Quadrinhos; Escrevendo Roteiros (TV, filme, teatro e quadrinhos) e Escrita, Textos e Livros. Os interessados podem tentar o doutorado em quadrinhos após a conclusão do mestrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura