Emoção e aprendizado na encenação do Lava-Pés - Por Ana Paula Cardoso


Um grupo de profissionais de saúde que envolveu médicos, enfermeiros e gestores, entre outros profissionais emocionou e fez refletir os féis que acompanharam na noite desta Quinta-Feira Santa, na a Catedral Diocesana São José, a Missa da Ceia do Senhor.

A celebração foi presidida pelo bispo Dom Jacinto Inacio Flach e concelebrada pelo pároco, padre Antonio Júnior, e pelo vigário, padre Chico da Silva.

A encenação que recorda o gesto de humildade de Jesus com seus apóstolos, no “Lava-Pés”. “Somos todos responsáveis: médicos, enfermeiros, a medicina em geral e todos nós temos que ajudar a ter mais saúde no meio da população, seja física, psíquica, espiritual e biológica. Nós todos somos responsáveis em trazer mais vida para que ela possa se difundir sobre a face da terra”, enfatizou com os olhos voltados aos 12 apóstolos, o bispo Dom Jacinto. 

Conforme Dom Jacinto, o gesto do Lava-Pés deve ser assumido concretamente na vida das pessoas. “É um gesto maravilhoso de doação e amor ao próximo. As pessoas mais felizes são aquelas que acolhem Jesus Cristo em primeiro lugar, crêem nele como seu Senhor e Salvador, e depois o seguem, na prática”.

A missa não teve bênção final, já que termina somente no Sábado Santo, à noite. A Igreja vive neste período o “Tríduo Pascal”. Após a celebração, teve início a Vigília Pascal, que durou até o meio-dia desta Sexta-Feira Santa. 

fonte: http://www.engeplus.com.br - Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso/ Comunicação Diocese de Criciúma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura