Próspera/SC recebe a Paixão de Cristo - Por Vanessa Amando


moradores do bairro Próspera, em Criciúma, assistiram uma apresentação de teatro que mostrou a condenação, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O evento teve início às 13h30min na praça do Trabalhador, ao lado da Paróquia Nossa Senhora da Salete.

Em alusão às comemorações de Páscoa, um grupo de voluntários representou a Paixão de Cristo. Foram mais de 60 pessoas envolvidas no espetáculo, entre atores e assistentes, que preparam tudo para a encenação com, pelo menos, 40 dias de antecedência. Chamado de Grupo Teatral São Francisco, a equipe reúne-se há mais de 30 anos e, hoje pais e filhos ajudam a compor as peças.

De acordo com o padre Vilmar Moretti, responsável pela Paróquia Nossa Senhora da Salete, é importante lembrar o que Jesus fez pela humanidade. "A Páscoa significa a passagem da morte para a vida. O modo como o Cristo se entregou à condenação e crucificação deve ser lembrado, pois ele fez isso por nós", salienta.

Prestigiando a apresentação, o aposentado Adolfo Valcanaia interpreta a morte de Jesus como a libertação de um povo. Para ele, que fez jejum em todas as sextas-feiras durante a Quaresma e hoje abdicou da carne, estas penitências são o mínimo que os fiéis podem fazer diante do sofrimento do Filho de Deus.

Valcanaia mora no bairro Brasília, em Criciúma, e há 35 anos colabora com a paróquia da Próspera. No domingo, quando é comemorada a Páscoa, o seu dia começa somente após a participação na Santa Missa, marcada para às 8 horas.

Hoje, ao final da encenação e procissão pelo entorno da Praça do Trabalhador, uma celebração religiosa foi realizada na Paróquia Nossa Senhora da Salete.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura