O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leitura na São Paulo Oitocentista, Edusp: São Paulo - 2011

livro de Marisa Midori Deaecto, será o centro do debate no próximo dia 9 de abril, segunda-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP. 

Marisa estudou o nascimento das bibliotecas públicas, a formação das coleções particulares, o comércio dos livros, a circulação efetiva dos impressos, o intercâmbio intelectual, o papel dos indivíduos, religiosos ou leigos, aristocratas ou comerciantes na formação de um corpo de leitores diversificado; e mostra também como a capital do Estado mais populoso e rico do Brasil foi considerada, a partir da segunda metade do século XIX, grande cidade das Luzes. 

Uma das personagens importantes que se destaca, é o poeta e estudante de direito Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852), ao narrar em seu poema “Ideias Íntimas”, de forma antológica e lírica, uma cena da cultura livresca.

Por meio de descrições de paisagens e da análise teórica, a autora nos possibilita a reflexão sobre a problemática da formação de comunidades leitoras e sua relação com a emergência dos espaços de leitura, e pequenas narrativas que nos convidam a mergulhar na cidade de antigamente. 

O estudo nos oferece em primeira mão detalhes da vida de Anatole Louis Garraux, primeiro livreiro da capital paulista que deixou marcas profundas em São Paulo e terminou seus dias em Paris, dono de uma fortuna considerável, situando-se na alta burguesia francesa.

Atualmente, com o surgimento de novas tecnologias que parecem ter atingido os circuitos de comunicação impressa, até que ponto o livro atua como força transformadora em nossa sociedade? Ele já teve um dia esse papel? 

Considerando que o livro impresso não está morto nem fadado a desaparecer, a historiadora em seu giro pela capital paulista, nos apresenta uma visão esclarecedora e excepcional dos próprios fundamentos da civilização da imprensa.

Expositora
Marisa Midori Deaecto
Graduação em História – USP
Mestrado e Doutorado em História Econômica – USP
Professora da ECA - USP

Debatedores
 Ivan Prado Teixeira
Graduação em Letras – USP
Mestrado e Doutorado em Literatura Brasileira – USP
Livre Docente – ECA/USP
 José de Paula Ramos Júnior
Graduação em Letras – USP
Doutorado em Literatura Brasileira – USP 
Professor da ECA - USP

Mediadora
Tânia Regina de Luca
Graduação em História – USP
Mestrado e Doutorado em História Social - USP
Livre Docente – UNESP/Campus de Assis e Assessora de Pesquisa - Reitoria/UNESP

Fonte: ANPUH-SP - http://www.anpuhsp.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura