Oficinas, apresentações musicais, cortejo, audiovisual e debates acontecem no do Museu de Arte Sacra de MT - Por Ariane Laura


O Museu Arte Sacra de MT (MAS-MT) abriga uma vasta programação neste mês de maio. Uma exposição que reúne obras de três artistas é um dos destaques e permanece no local até junho. 

A entrada é gratuita e a visitação pode ser feita por agendamento escolar, a combinar através do telefone: (65) 3028-6285 e 3028-6286 ou pelo e-mail: museu@acaocultural.org. O Museu fica na Praça do Seminário ao lado da Igreja do Bom Despacho. 

A artista Enizete Gomes traz suas mandalas que retratam a fé do povo cuiabano e brasileiro, independente das religiões. 

Feitas a partir de um conjunto de técnicas, como pintura, decoupagem, pedrarias e vitrais, ela utiliza também materiais reciclados, como latinhas. “O trabalho é feito com muito cuidado e carinho. E as pessoas conseguem perceber esse amor no nosso trabalho”, afirma Enizete. 

Outro artista plástico que participa da exposição é o paulista Olímpio Bezerra que escolheu Cuiabá para fixar suas raízes há mais de 20 anos. Ele expressa em suas obras o cotidiano do interior, a religiosidade, as danças e festas populares. 

A base de sua obra é o óleo sobre tela, mas também desenvolve trabalhos com o reaproveitamento de objetos encontrados em suas andanças pela cidade, como discos de vinil e móveis de madeira. 

A mostra: “No coração da América do Sul” também faz parte da exposição. Ela reúne imagens de do Fotógrafo Izan Petterle que desenvolve um trabalho há mais de 15 anos. Elas representam um testemunho do fotografo, que veio para Chapada dos Guimarães há exatos 30 anos em busca de um lugar melhor para viver. 

Durante esse período muitas mudanças aconteceram, aos 40 anos de idade, desisti de uma vida ligada ao meio rural e começou a trabalhar com fotografia documental. Seu trabalho foi reconhecido pela Revista National Geographic. 

ATIVIDADES 

Além de visitar a exposição e entrar em contato com uma parte dos trabalhos desses artistas, o público pode participar de uma série de atividades que serão realizadas no Museu. A programação conta com oficinas, apresentações musicais, exibição de filmes e debates. Todas as atividades são gratuitas e destinadas ao público em geral. 

No dia 08 de maio tem início a oficina de relicários. Cada participante terá que trazer uma caixinha de fósforo (sem palitos), fitas coloridas e uma tesoura para poder confeccionar o seu guarda relíquias. Esta atividade se estende até o dia 09 e acontece das 9 h às 12 h e das 13 h às 17 h. é indicada para crianças entre cinco e 14 anos. Há 30 vagas para esta atividade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura