Evangelização: Igreja tem de comunicar com mais poesia, diz jornal do Vaticano


A Igreja Católica deve recorrer à poesia e à estética para comunicar a sua mensagem, sublinha um artigo publicado hoje na capa do jornal do Vaticano, ‘L’Osservatore Romano’.

O tema é abordado por Robert Imbelli a propósito da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, dedicada ao tema:

 “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”

que decorre de 7 a 28 de outubro no VaticanoImbelli cita o texto que os prelados vão debater na aula sinodal:

 “Temos (...) muitas vezes a impressão de não conseguirmos dar corpo (...) [à] esperança, de não conseguirmos ‘fazê-la nossa’, de não fazer dela palavra viva para nós e para os nossos contemporâneos, de não a assumir como fundamento das nossas ações pastorais e da nossa vida eclesial” (n. 166).

“A Igreja sente como seu dever ser capaz de imaginar novos instrumentos e novas palavras para tornar audível e compreensível também nos novos desertos do mundo a palavra da fé que nos regenerou para a vida verdadeira em Deus», refere o n. 8 do documento de trabalho (Instrumentum Laboris), igualmente citado no artigo.

O autor cita a obra “A Secular Age”, de 2007, assinada pelo filósofo católico canadiano Charles Taylor, que “descreve em detalhe as fases que conduziram ao atual estado secular”, apontando as perdas e os ganhos desta transição.

O estudo realça a necessidade de a Igreja imaginar uma linguagem “fresca”, “criativa” e ao mesmo tempo “mais afetuosa e poética”, inspirada “na dimensão estética da experiência, através da música, da arte ou da literatura”, explica Imbelli.

O último capítulo do volume de Charles Taylor sublinha que o padre inglês Gerard Manley Hopkins (1844-1889) e o leigo francês Charles Péguy (1873-1914), poetas católicos, exemplificam a capacidade de criar uma linguagem “mais integral e evocativa”.

Hopkins “reavivou o sentido sacramental de um mundo ‘ao qual foi confiada a grandeza de Deus’”, enquanto Péguy “transmitiu de modo poético um sentido vivo da comunhão de todos os santos, unindo terra e céu”, observa o artigo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura