Governo quer "apaziguar" relações tensas com a Igreja - Por Lina Santos


Membros do Governo de Hugo Chávez reuniram-se na terça-feira com representantes da Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) na primeira aproximação para "apaziguar" as tensas relações dos últimos anos entre o Executivo e a Igreja católica.

"Queremos restabelecer um clima de respeito institucional e respeito político entre ambas instituições. A maioria dos [membros do Governo] do presidente Chávez são membros da comunidade católica", disse o vice-presidente da Venezuela, Elías Jaúa, no final do encontro com os representantes da Igreja católica venezuelana.

O encontro teve lugar na sede da CEV, em Montalbán (oeste de Caracas), e nele participaram também o ministro venezuelano do Interior e Justiça, Tareck El Aissami, a ministra da Juventude, Mary Pili Hernández, o presidente daquele organismo religioso, Diego Padrón, e vários bispos católicos.

Durante o encontro, o presidente Hugo Chávez falou ao telefone com o presidente da CEV, Diego Padrón, que foi transmitido pelo canal de televisão estatal, tendo o religioso desejado a recuperação do Chefe de Estado e agradecido a "gentileza".

A CEV manifestou aos governantes preocupação sobre a alta insegurança que se regista no país, a violência nas prisões e pediu que a campanha eleitoral para as presidenciais de 07 de outubro seja "um processo educativo e se desenvolva numa cultura democrática".

Desde a chegada de Hugo Chávez ao poder, em 1998, as relações entre a direção da Igreja católica e o Governo da Venezuela têm passado por momentos de tensão.

Fonte: http://www.dn.pt 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura