Religiões Afro-Brasileiras: o IBGE a população invisível - Por Ricardo Barreira


Até você me ver, eu não existo para você. Este ensinamento faz parte de algumas tradições africanas, como o termo “Sawubona”, de origem Zulu, é uma saudação que significa: Eu vejo você. E a resposta para esta saudação é: Shikoba, que quer dizer: Então eu existo para você.

O Censo do IBGE apontou que Bauru possui cerca de 800 pessoas seguidoras das religiões Afro-Brasileiras. Naturalmente que estes números não traduzem a realidade. 

Em 2008, em um levantamento e cadastramento realizado pelo Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest, foram identificados mais de 800 Templos de Umbanda em Bauru, e mais alguns de Candomblé.

O que acontece é que ainda hoje, muitas pessoas adeptas das religiões Afro-Brasileiras não se sentem confortáveis em assumirem a sua fé, por conta do preconceito, é claro. 

Este dado, tão recente, nos mostra o quanto ainda precisamos trabalhar a questão da Liberdade Religiosa em Bauru, em São Paulo, no Brasil e no Mundo.

Pois segundo o mesmo Censo do IBGE, no Brasil, ao todo, apenas 0,3% da população se declaram seguidores da Umbanda ou do Candomblé. 

Para se ter uma ideia, de o quanto este dado é mascarado, sabe-se lá porque, ou quem, a Bahia aparece com apenas 47 mil pessoas fieis do Candomblé, enquanto apenas uma das Federações de Cultos de Matrizes Africanas que temos conhecimento no Estado da Bahia, possui mais de 560 mil candomblecistas, de diversas vertentes, e esta á apenas uma das tantas Federações.

Ninguém se esconde porque quer, mas apesar dos dissabores, é preciso enfrentar de frente este mal chamado intolerância religiosa. É preciso sim os seguidores da Umbanda e do Candomblé se assumirem publicamente e defenderem o direito a liberdade religiosa. 

Se isto não acontecer com maior intensidade, jamais seremos respeitados, pois continuaremos sem sermos vistos, e, sem sermos vistos, não existimos.

Grande abraço, Axé!

Ricardo Barreira é babalorixá da Aldeia Tupiniquim; Fundador do Instituto Sócio Cultural Umbanda Fest (Bauru

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura