Antidrogas faz palestra a rede cristã em Curitiba/PR


As igrejas cristãs da cidade são importantes parceiras no trabalho da Prefeitura na prevenção e combate ao uso de drogas. 

Nesta quarta-feira (29), a secretaria Antidrogas Municipal fez palestra de capacitação aos integrantes da Rede Cristã de Agentes. O evento, realizado na Cúria Metropolitana, teve como tema  Cuidando de quem cuida e foi ministrado pela psicóloga Deuza Avellar.

O trabalho com dependentes químicos é estressante e exaustivo. É preciso que os profissionais que realizam este trabalho tenham sua autoestima resgatada e aprendam a se cuidar. É impossível cuidar do outro se não cuidarmos de nós mesmos, ressalta a psicóloga.

Formamos o grupo Reage para que todas as igrejas, sem distinção, se unam para realizar o trabalho de prevenção às drogas. Muitas igrejas possuem suas clínicas terapêuticas e aqui conseguimos nortear e unificar as ações, afirma Rosane Ferrante Neumann, diretora de informações da SAM.

O pastor Caio de Castro, da Igreja Metodista do Bacacheri, conta que a igreja mantém há 15 anos a clínica terapêutica Manaim, que atende 50 internos. As ações do Reage reforça todo nosso trabalho de prevenção e de atendimento aos dependentes químicos. É uma porta a mais aberta, onde podemos compartilhar experiências e acrescentar coisas novas ao nosso trabalho, frisa o pastor.

A Reage foi criada pela Secretaria Antidrogas Municipal para uniformizar as ações de prevenção e combate às drogas que já era realizado pelas igrejas nas comunidades. Com a Reage conseguimos transformar agentes multiplicadores. Unificamos a maneira de trabalhar e atingimos mais pessoas, explica Rosane.

Este trabalho é inédito no Brasil e une todos que se dizem cristãos em um único propósito, fala Silvana Farah, representante da igreja católica no encontro.

A intenção da Secretaria é de formar equipes em todas as regionais, com pessoas da própria comunidade. No dia 14 de setembro a Secretaria Antidrogas inicia o curso de capacitação para os integrantes dos grupos formados nas regionais do Boqueirão e Boa Vista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura