Etiópia enterra líder ortodoxo e espera funeral de premiê - Por Agencia AFP


A Etiópia, que perdeu em uma semana seus dois representantes máximos, enterra nesta quinta-feira o patriarca da Igreja Ortodoxa etíope, o Abuna Paulos, enquanto o funeral do poderoso primeiro-ministro Meles Zenawi, cuja sucessão segue em aberto, será no dia 2 de setembro.

Milhares de pessoas se reuniram em Adis Abeba para o funeral do Abuna Paulos, que morreu na semana passada, aos 76 anos. 

O Abuna Paulos era desde 1992 o representante de mais alto escalão da Igreja Ortodoxa da Etiópia. Também era um dos presidentes do Conselho Ecumênico das Igrejas, organização que diz reunir 349 Igrejas cristãs no mundo.

Nascido em 1935 na região de Tigré, filho de um sacerdote, ele foi padre, sacerdote e bispo. Preso em 1976 pelo regime militar de Derg, presidido por Mengistu Haile Mariam, ele fugiu aos Estados Unidos após sua libertação. 

Não voltou para a Etiópia até 1991, pouco depois da chegada ao poder por parte de Meles Zenawi, que liderava a rebelião.

Quase dois terços dos cerca de 84 milhões de etíopes são cristãos e a maioria segue o rito ortodoxo.

A Etiópia abriga alguns dos locais cristãos mais antigos da África, entre outros um conjunto único de onze igrejas medievais talhadas em rocha do século XII, em Lalibela, no norte do país, classificado de patrimônio mundial da Humanidade pela Unesco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura