Fé atrai 220 mil visitantes por ano a curitiba


A busca espiritual contribui para o desenvolvimento  de Curitiba como destino de qualidade. 

A cada ano, a cidade recebe cerca de 220 mil turistas para a programação de eventos religiosos. Os dados foram divulgados pela presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, na abertura do:

8º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, no campus do Prado Velho da PUC-PR

Quase 10% dos turistas de eventos que vêm a Curitiba acompanham a programação religiosa, disse Juliana. A cidade soube receber diversas etnias e crenças, tem uma ótima estrutura hoteleira e gastronômica e uma rica programação de eventos deste segmento.

No calendário religioso estão a Festa da Luz, em homenagem à padroeira de Curitiba, a Benção de Alimentos na Páscoa, a Expocristo, feira de produtos literários e fonográficos cristãos, a Marcha para Jesus, caminhada dos evangélicos, o Hana Matsuri, da comunidade zen budista.

Já o roteiro temático Trilhas da Fé, do Instituto Municipal de Turismo, leva o visitante a percorrer 26 igrejas e santuários e observar estilos arquitetônicos e história. 

No guia estão a Igreja da Ordem e o Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento, a Paróquia Nossa Senhora das Mercês, a Capelinha Schoenstatt, a Capela do Bosque do Papa João Paulo II. A cidade tem mais de cem igrejas que despertam o interesse dos visitantes.

Mas será em 2013 que Curitiba poderá se firmar como pólo do turismo religioso, com a realização da Semana Missionária. O evento deverá atrair cerca 20 mil jovens a cidade, de 18 a 22 de julho, e precederá a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que será realizada no Rio.

O Instituto Municipal de Turismo coordena as ações da Prefeitura em apoio à Semana Missionária Teremos um espaço da Rua 24 Horas para que os participantes busquem informações e formatem roteiros pela cidade, contou Juliana. 

O impacto da realização da Semana Missionária será positivo tanto para a igreja quanto para Curitiba, que mostrará estar preparada para receber eventos de grande porte.

Paraná – na abertura do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável, o secretário de Estado de Turismo, Faisal Saleh, disse que o Paraná tem 83 atrativos religiosos e seis roteiros disponibilizados em agências, como o Rotas do Rosário, no norte pioneiro, e Rotas da Fé, em Campo Mourão.

O padre Carlos Alberto Chiquim, coordenador da Pastoral de Turismo do Brasil, lembrou que a instituição trabalha para transformar o turismo religioso em um segmento reconhecido pelo Ministério do Turismo. 

Hoje, o turismo religioso faz parte do segmento de turismo cultural, lembrou ele. Queremos que o turismo religioso não seja apenas um comércio, mas que tenha cunho de peregrinação.

A abertura do congresso teve a participação do reitor da PUC, Clemente Ivo Juliatto, de professores e estudantes de turismo e de representantes de outros municípios do Estado.

Roteiro Trilhas da Fé

Igreja da Ordem
Cenáculo Arquidiocesano do Santíssimo Sacramento
Paróquia Nossa Senhora das Mercês
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Igreja dos Passarinhos
Santuário de Nossa Senhora do Equilíbrio
Capelinha Schoenstatt
Igreja São Francisco de Paula
Igreja Presbiteriana de Curitiba
 Igreja Batista de Curitiba
Santuário Sagrado Coração de Jesus.
Igreja Nossa Senhora do Rocio
Santuário Divina Misericórdia
Santuário Santa Rita de Cássia
Paróquia e Santuário São Judas Tadeu
Santuário Nossa Senhora do Carmo
Santuário Nossa Senhora de Lourdes
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Salete
Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral
Igreja Santo Agostinho
Capela do Bosque do Papa João Paulo II
Paróquia do Divino Espírito Santo
Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura