Fé é tema de mostra de cinema em São Bernardo/SP



Começa hoje a exibição de cinco filmes nacionais na mostra

'Fé e Religiosidade no Brasil'

na Biblioteca Malba Tahuan (R. Helena Jacquey, 208, Rudge Ramos. Tel.: 4368-1010), em São Bernardo/SP
A entrada é gratuita e as exibições são sempre às 15h.

O primeiro filme a ser projetado é o drama 'Bahia de Todos os Santos' (1960), de Trigueirinho Neto, que narra a história de um jovem marginal de Salvador, criado pela avó, dona de terreiro de candomblé. 

O filme relata a perseguição durante os anos de ditadura militar não só aos movimentos sociais e trabalhistas, mas também com religiões de origem africana. As exibições são hoje e amanhã.

O documentário 'O Chamado de Deus' (2000) entrevista seis jovens católicos com intensa vida religiosa.

O filme mais divertido da mostra será exibido nos dias 16 e 17. 'Por 30 Dinheiros' (2005), narra a trama de dois artistas mambembes que fogem com o dinheiro da bilheteria da encenação da peça A Paixão de Cristo no sertão e são perseguidos pelos demais atores.

Nos dias 23 e 24 a mostra se dedica aos documentários. O longa-metragem 'Fé' (1999) é exibido na mesma sessão do curta-metragem 'Sentinela' (2007), que se passa em Canabra (BA) e mostra o costume dos moradores em visitar os enfermos na data da possível morte. 

'Cafundó' (2005), de Clóvis Bueno e Paulo Betti, conta a história de um tropeiro ex-escravo que mantinha contatos com Deus. Com Lázaro Ramos, Leona Cavalli e Ernani Moraes, será exibido nos dias 30 e 31.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura