Igreja destaca coragem dos japoneses – Por Francisco Pedro


No aniversário do bombardeamento de Hiroshima, o secretário emérito do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Pier Luigi Celata, enalteceu a determinação com que os japoneses souberam ultrapassar essa página negra da História


A cidade japonesa de Hiroshima recordou esta segunda-feira as vítimas da primeira bomba atómica, numa cerimónia em que foram assinalados os 67 anos do ataque e renovados os apelos à paz, não proliferação e abolição das armas nucleares. 

Nas celebrações religiosas, foi destacada a «coragem» e a «firme determinação» com que os japoneses souberam «transfigurar aquela página profundamente obscura da história da humanidade». 

«Somos chamados a superar blocos e medos para nos abrirmos ao encontro com os outros, mesmo diversos de nós, reconhecendo-nos todos membros de uma única família humana com um destino comum. Somos portanto chamados a aceitar-nos e a respeitar-nos reciprocamente: na sacralidade da vida, nas opções de consciência, sobretudo em matéria religiosa e na dignidade de cada pessoa humana»,
afirmou o secretário emérito do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso. 

De acordo com Pier Luigi Celata, que presidiu à eucaristia na catedral católica de Hiroshima, é sobretudo em momentos como este que todos são chamados «a unir energias espirituais e materiais para colaborar, com confiança e esperança, para a edificação de sociedades justas e solidárias, que possam viver em paz e harmonia».

Dezenas de milhares de pessoas juntaram-se ao início da manhã no Parque Memorial da Paz de Hiroshima e fizeram um minuto de silêncio às 08h15 (00h15 em Lisboa), hora em que a cidade sofreu o primeiro ataque nuclear da história, há 67 anos. 

Estima-se que a bomba, lançada pelos Estados Unidos da América (EUA), tenho provocado perto de 140 mil vítimas, além das pessoas que ficaram afetadas pela radiação nos anos seguintes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura