II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades


II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades
De 20 a 23/11/2012 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - CERES/Caicó

O II Colóquio Nacional História Cultural e Sensibilidades pretende envolver alunos da graduação e pós-graduação e professores que discutem as temáticas da História Cultural e das Sensibilidades na UFRN e em outras universidades brasileiras. 

Este evento pretende dar mais visibilidade as novas possibilidades de estudos históricos e com eles os novos objetos que nos possibilitam olhar o mundo de lugares anteriormente inacessíveis aos historiadores. Dialogar com as diversas personagens historicamente constituídas através de inumeráveis facetas dará um estímulo significativo em nossas pesquisas. 

Os alunos estão sedentos por estes novos olhares e unir pesquisadores que tem como tema estas novas linguagens é de suma importância na formação destes discentes e até mesmo dos pesquisadores que se debruçam nestas novas temáticas. Este evento vai dar mais organicidade aos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos na Base de Pesquisa “História, Cultura e Poder” através da Linha “Práticas de Significação e Sensibilidades”.

Com o objetivo de desfazer dicotomias simples tais como razão/emoção, práticas/representações, dominante/dominado, erudito/popular, permanências/rupturas, e trabalhando a partir da abertura temática e metodológica da História Cultural, tencionamos entender e problematizar as relações existentes nas diferentes práticas de significação e nas sensibilidades historicamente construídas. 

Diante do evento ocorrido no ano de 2011, I Colóquio História Cultural e Sensibilidades, e do sucesso nele alcançado, os professores e acadêmicos do Curso de História de Caicó sentiram a necessidade de ampliar os seus módulos e  neste sentido, para o ano de 2012 aceitaremos inscrições de alunos de todas as universidades brasileiras (e até estrangeiras) que desejarem apresentar comunicações orais em 08 (oito) Simpósios Temáticos propostos pelos professores do Departamento de História do CERES (DHC) e também pesquisadores de outras universidades.

Vale salientar que, da mesma forma que em 2011,  antes de cada palestra será exibido um documentário que faz parte do ETNODOC do Ministério da Cultura e professores serão convidados para encaminharem a discussão com os alunos. Durante a tarde teremos a apresentações de documentários do projeto "Revelando os Brasis - ano IV" também do Ministério da Cultura e terá a mediação de professores do Departamento de História de Caicó. Em 2012 as imagens que serão utilizadas nos materiais do evento serão de obras de Carlos Prado, nosso homenageado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura