Semana de Ciências Sociais – Centro e Periferia: política, territória, educação


O pesquisador João Roberto Bort Jr. ministrará na 

V Semana de Ciências Sociais – Centro e Periferia: política, território, educação

minicurso: Processos de territorialização indígenas e quilombolas: leituras de trabalhos etnográficos. O evento ocorrerá no campus Guarulhos da UNIFESP, entre os dias 27 e 31 de agosto de 2012. Seguem mais informações sobre a atividade:
Ementa: A partir de leituras de trabalhos que focam na construção dos ditos territórios tradicionais (indígenas e quilombolas), procuraremos identificar os conceitos abordados pelos autores e as perspectivas teórico-metodológicas dos mesmos para pensar a questão. O eixo norteador é a questão da identidade, seu (re)surgimento, os agenciamentos da identidade e da memória e os agentes envolvidos nisso. Os agenciamentos em torno da identidade tradicional parecem ser a questão chave para entender esses processos de construção do território, bem como de sua demarcação e regularização institucional.
Metodologia: leitura de artigos e/ou capítulos de livros que lidem com a questão da territorialização e demarcação de terras, discussão dos mesmos em sala, numa dinâmica semelhante a grupos de estudos.
Bibliografia e cronograma:
27 de agosto: O conceito de etnogênese
PACHECO DE OLIVEIRA, J.. “Introdução”. In: A Viagem da Volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no nordeste indígena. 2a. edição (revista e atualizada). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/LACED, 2004. 361 p.
29 de agosto: Agenciamentos, identidade e memória
ARRUTI, José Maurício Andion. Agenciamentos Políticos da “Mistura”: Identificação Étnica e Segmentação Negro-Indígena entre os Pankararú e os Xocó. Estudos afro-asiáticos, vol.23, n.2, p. 215 – 254, 2001.
LEITE, Ilka Boaventura. O projeto político quilombola: desafios, conquistas e impasses atuais. Revista Estudos Feministas, vol.16, n.3, pp. 965-977, 2008. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura