Plantando Futuros de Cidadania: projeto desenvolve conscientização ambiental entre crianças e jovens - Por Tiago Chagas


O projeto Plantando Futuros de Cidadania, da ONG Bagulhadores do Mió promove ações de conscientização a respeito de temas ligados ao meio ambiente, na região de Olinda, em Pernambuco.

A ONG Bagulhadores do Mió recebeu este nome como alusão aos catadores de materiais recicláveis no lixão de Olinda. Lá, os catadores são chamados de “bagulhadores”, e o nome da ONG pode ser compreendido como “catadores do melhor”.

Fundada no ano 2000, a ONG acumulou bastante experiência na área de atuação, e suas iniciativas de conscientização a respeito da responsabilidade pública e individual no descarte e disposição seletiva de resíduos tem gerado melhoras na qualidade de vida dos catadores e da população em geral.

As ações do projeto Plantando Futuros de Cidadania envolvem a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens que sofrem com as consequências das enchentes em Pernambuco.

A principal proposta do projeto envolve a minimização das condições de vulnerabilidade socioambiental, através da capacitação de agentes de cidadania socioambiental, realização de seminários, palestras, campanhas de educativas sobre comunicação, e envolvimento da comunidade na questão.

São beneficiadas diretamente pelo projeto Plantando Futuros de Cidadania mais de 3 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 25 anos de idade, além de beneficiar indiretamente mais de 107 mil pessoas.

Para saber mais sobre a ONG e os projetos de conscientização desenvolvidos, acesse o site bagulhadoresdomio.org.br, facebook.com/bagulhadores.domio ou entre em contato através do e-mail bagulhadores@yahoo.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura