Círio Fluvial emociona devotos de outras religiões - Por Felipe Saraiva e Marcela Brabo


A maior festa religiosa do mundo ultrapassa as fronteiras da fé e de algumas religiões. Com origem católica, o Círio de Nazaré impressiona até mesmo quem não é católico. 

O Círio Fluvial, romaria que percorre os rios e reúne uma multidão em embarcações e ilhas no entorno da capital paraense, é a prova da comoção de fiéis e curiosos.

Pela primeira vez no estado, a bióloga carioca Aliene Santos, 25 anos, precisou vir a Belém para entender algo antes visto apenas pela televisão. 

“Não sou católica, mas sempre que via na televisão sobre o Círio, tinha curiosidade. Só estando aqui para sentir toda essa emoção. Não há como explicar com palavras. Você ri e chora ao mesmo tempo e é tomada por uma paz muito grande”, disse emocionada.

Conhecido também como Círio das Águas, a romaria convida o público a belos cenários ao longo do percurso. Fernando Dutra, 35 anos, é fotógrafo mineiro e é um dos deslumbrados com a beleza amazônica em meio a fé popular.

“As imagens que vemos na televisão não dão a dimensão exata do que é a festa. É algo que nos encanta imensamente. Um material muito rico para fotografar. Uma beleza sem tamanha. A festa, a fé das pessoas e todas as homenagens”, destacou.

Em 2012, o Círio Fluvial completa a 27ª edição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura