Igreja Ortodoxa Russa denuncia à ONU perseguição aos cristãos na Síria


O presidente do Departamento Internacional do Patriarcado de Moscou, arcebispo Volokolamsk Ilarion, divulgou que a Igreja Ortodoxa Russa denunciou ante a ONU sua preocupação pela perseguição aos cristãos na Síria e nos países árabes que, recentemente, mudaram de regime. 

O religioso fez a declaração em reunião da Terceira Comissão da Assembleia Geral das Nações Unidas, responsável por assuntos sociais e humanitários. Ele também se encontrou com o Secretário Geral do organismo, Ban Ki-moon.

Ilaron afirmou que está profundamente alarmado pelo que acontece na Síria, onde as forças radicais tentam tomar o poder com a ajuda de países ocidentais e, onde eles chegam ao poder, são precisamente as comunidades cristãs que se tornam a primeira vítima. 

Ele assinalou, como exemplo, o Iraque, país em que até há uma década a população cristã somava 1,5 milhão de pessoas e, agora, é apenas uma décima parte deste número, já que o restante foi assassinado ou teve que sair de lá.

O clérigo denunciou o silêncio da imprensa ocidental ante a perseguição dos cristãos, que não aparece da agenda da ONU e de outros órgãos internacionais. 

Ele destacou que se deve discutir o tema abertamente e também criar um mecanismo que não permita que continuem favorecendo as perseguições aos cristãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura