Comissão Nacional da Verdade cria Grupo de Trabalho que investigará papel das igrejas durante a ditadura


GT fará sua primeira reunião em São Paulo dia 8 e terá a colaboração de pesquisadores e teólogos, especializados em ciências da religião, história e sociologia

A Comissão Nacional da Verdade criou um novo grupo de trabalho que investigará o papel das igrejas de denominação cristã (católica e evangélica) durante a ditadura militar. 

O grupo será coordenado pelo professor Paulo Sérgio Pinheiro, membro da CNV, que terá a assessoria da comissão e de pesquisadores autônomos, da sociedade civil e teólogos, todos especialistas em ciências da religião, história e sociologia.

O grupo se reunirá pela primeira vez no próximo dia 8 de novembro, a partir das 9h30, no Gabinete da Presidência da República em São Paulo, local onde a CNV realiza reuniões na Capital paulista. Na reunião, os pesquisadores apresentarão seus temas de pesquisa e organizarão os trabalhos do GT para os próximos meses.

“Entre os temas pouco aprofundados na história entre 1964 e 1985 está o papel das igrejas e dos religiosos, tanto na resistência de muitos ao arbítrio, protegendo corajosamente as vítimas, como na colaboração de alguns com a repressão na ditadura”, afirma Pinheiro.

Assessoria de Comunicação
Comissão Nacional da Verdade
Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira
61-3313-7324
comunicacao@cnv.presidencia.gov.br

Siga a Comissão da Verdade no Twitter: @CNV_Brasil
Curta a página da Comissão da Verdade no Facebook
www.facebook.com/comissaonacionaldaverdade




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura