Acervo em chamas


Um incêndio destruiu, nesta terça-feira (22), parte do acervo em exposição no Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, que fica no bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. 

O fogo foi causado por uma pane elétrica no segundo andar. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa, o reitor da universidade, Dom Joaquim Guimarães, lamentou os estragos, afirmando que o “prejuízo científico foi incalculável”.

A parte mais afetada do prédio continha exposições sobre a vida do paleontólogo e naturalista Peter W. Lund; Era Pleistoceno; e Vida no Cerrado.Criado em 1983, o Museu de Ciências Naturais PUC é um espaço interdisciplinar da universidade que complementa sua extensão de serviços à comunidade. Seu principal objetivo é preservar o patrimônio natural, histórico e cultural do Brasil. 

O acervo abriga uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul, além de coleções da fauna brasileira atual de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, com especial destaque para as espécies do cerrado. A equipe do Museu desenvolve pesquisas nas áreas de paleontologia, zoologia e conservação da natureza.

Ameaça constante

Umidade, variação de temperatura e instalações elétricas precárias são os fantasmas que assombram arquivos e bibliotecas do país. Isso sem falar em furtos ou desastres naturais que não podem ser controlados pelo homem. 

No Brasil, a lista de temores é ainda maior e mais crítica quando o assunto são instituições públicas, devido aos baixos investimentos do Estado na salvaguarda do patrimônio documental: por aqui, a ausência de um orçamento fixo destinado à conservação de instituições de memória faz com que o dinheiro público tenha outras prioridades diante dos demais problemas.

Na maioria das vezes, a política de prevenção de riscos se atrapalha na burocracia e dá lugar à perigosa (porém oportuna) gambiarra.

Leia mais sobre o assunto (aqui) e conheça outros desastres que destruíram acervos Brasil adentro, assim como iniciativas bem sucedidas de prevenção contra problemas parecidos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura