Governo concede passaporte diplomático a pastores evangélicos


O Diário Oficial da União desta segunda-feira publicou a portaria que concede passaporte diplomático ao apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira e Franciléia de Castro Gomes de Oliveira, assinada pelo ministro interino das Relações Exteriores, Ruy Nunes Pinto Nogueira.

O decreto 5.798, de 2006, permite concessão de passaporte diplomático a quem exerce função essencial ao Estado. Viajantes com passaporte diplomático, que é gratuito, conseguem vistos mais facilmente, além de dispensa de filas e revista.

O líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, pastor Romildo Ribeiro Soares, e à mulher dele, Maria Magdalena Bezerra Soares, também conseguiram passaportes diplomático em 2011, assim como o cardeal Geraldo Majella Agnelo, da Igreja Católica.

Quatro filhos e três netos do ex-presidente Lula também já conseguiram o documento. O fato veio à tona em janeiro de 2011, e a pressão pública fez o Itamaraty mudar as regras.

Havia três exceções para se conseguir o passaporte diplomático: cônjuge, companheiro (a) e dependentes; funcionários públicos em missão permanente no exterior; e por "interesse do país"

Agora, pessoas com o documento "por interesse do país" só podem usá-lo em missão diplomática específica, após solicitação formal e comprovando a missão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura