Maioria propõe ao Governo que Turismo Religioso seja um dos «produtos estratégicos» do setor em Portugal

Deputados do PSD e do CDS/PP, partidos da maioria parlamentar, propuseram ao Governo que o Turismo Religioso seja considerado “um dos produtos estratégicos” a incluir no plano nacional para o setor.

O Projeto de Resolução, enviado à Agência ECCLESIA, sublinha que o Turismo Religioso, que corresponde a 10% do total em Portugal, “deverá consolidar-se como um fator gerador de riqueza” para o país.

“Os últimos dados disponíveis dizem-nos que 3/4 do património material e imaterial português se calcula ser religioso, entre igrejas, mosteiros, sinagogas, arte sacra”, realçam os 33 signatários.

O “afluxo de cerca de 5 milhões de visitantes por ano, por exemplo, em Fátima”, justifica a inclusão no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), no âmbito da sua revisão, prevista para 2015.

Destinos como o Bom Jesus de Braga, Sameiro, São Gonçalo de Amarante, Nossa Senhora da Lapa e São Bento da Porta Aberta “poderão atrair cerca de um milhão de visitantes anuais”, refere o documento, acrescentando que o Santuário da Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, “regista igualmente um número significativo de visitantes”.

Os deputados destacam “o efeito positivo” de Compostela, em Espanha: “A seguir ao chamado Caminho Francês de Santiago, é o Caminho Português Central de Santiago, com mais de 30 mil peregrinos anuais, que mais pessoas atrai”.

O percurso português terá atualmente “cerca de 13% do volume global de peregrinos” ao santuário da Galiza, pelo que, de acordo com o texto, também tem potencial de exploração turística.

“Portugal não pode ficar à margem” do Turismo Religioso a nível mundial quando há “posicionamentos claros” de locais como Santiago de Compostela, Lourdes, Roma, Terra Santa e Meca, “símbolos e expoentes máximos de religiões e países, que o turismo tem sabido galvanizar”, aponta o Projeto de Resolução n.º 620/XII.

A Igreja Católica vai participar na BTL - Feira Internacional de Turismo, que decorre em Lisboa entre quarta-feira e domingo.

O espaço inclui folhetos e publicações, bem como um filme de apresentação das entidades presentes na exposição, a Obra Nacional da Pastoral do Turismo, o Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, alguns santuários, como o de Fátima, e o Comissariado da Terra Santa em Portugal.





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