Em sua 10ª edição, romaria resgata história dos direitos direcionados às mulheres em Garapuava/PR


Todos os anos, no mês de março, o Movimento de Mulheres da Primavera organiza a Romaria da Mulher, e, desta vez, o encontro traz o tema:

“Direitos da Mulher: na lei e na vida”, 10 anos de história. 

A décima edição da romaria acontece no próximo domingo, dia 10, às 8h, com encontro no salão da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera, onde estarão reunidos mulheres, homens, jovens e crianças para relembrar a luta das mulheres pelos seus direitos como cidadã.

“Queremos resgatar a história de opressão que as mulheres viveram e a importância dos movimentos sociais que conseguiram garantir leis e ações que promovam a igualdade entre homens e mulheres”, afirma a coordenadora do Movimento de Mulheres da Primavera, Neoci Schran.

O símbolo da Romaria das Mulheres para este ano é Atena, que, segundo a mitologia grega, é a deusa da Justiça. Esta figura foi escolhida e adaptada, segundo uma das organizadoras da romaria, Priscila Schran, para ressaltar o compromisso da lei em respeitar todas as pessoas, sem diferenciar a cor, etnia, religião, gênero ou opção sexual.

“A nossa intenção é ampliar esta romaria, para que outros grupos e outras religiões participem. Nós fizemos a imagem da Atena negra, com um anel de tucum, que simboliza o compromisso com os mais fracos e mais pobres, sem as vendas para que a Justiça não seja cega, com desenhos indígenas, para lembrar essa minoria, e a faixa das cores LGBT, para incluir os homossexuais, que também são companheiros nas lutas”, explica Priscila.

Programação

Um café da manhã dará início ao encontro e logo após ocorrerá caminhada até a chácara São Carlos, onde haverá diversas atividades envolvendo encenações, músicas, danças e batuques.

Durante a programação, o evento irá abordar, ainda, as leis que mudaram a história das mulheres, a evolução dessas leis na luta das guarapuavanas. Além disso, relembrará os dez temas das romarias passadas. Haverá também a divulgação de uma carta de desejos da juventude para o Brasil, que será enterrada e resgatada daqui a uma década.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura