Conselho Pontifício da Cultura organiza conferência «TEDx» debate «liberdade religiosa»



"A liberdade religiosa hoje"

é o tema da conferência TEDx ‘Via della Conciliazione’, patrocinada pelo Conselho Pontifício da Cultura, da Igreja Católica, que decorre a 19 de abril em Roma.

Oradores de vários pontos do globo vão falar no congresso sobre a situação nos seus países, estando também previstos testemunhos através da internet, refere hoje a Rádio Vaticano. O congresso, que conta com a participação de personalidades de várias religiões, intelectuais e artistas, vai ser aberto pelo presidente do Conselho Pontifício da Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi.

“Ainda tem sentido hoje falar de liberdade religiosa?”; “Liberdade e religião são palavras em antítese?”; “A religião pode contribuir no desenvolvimento integral do homem?”; “A razão está aberta à transcendência?”; “O que dá verdadeiro significado à vida?” são as principais questões em debate.

Os conferencistas foram selecionados depois de um ano de pesquisa, e muitos deles nunca se pronunciaram publicamente sobre a liberdade de religião. O ex-basquetebolista da NBA Vlade Divac e a cantora de origem cubana Gloria Estefan são alguns dos 18 oradores do evento.

"Ao acolher o TEDx no Vaticano queremos promover a mensagem de paz e que a liberdade religiosa constitui uma importante dimensão para a cultura de paz", referiu a organizadora, Giovanna Abbiati, em declarações prestadas em setembro de 2012.

A TED – Tecnologia, Entretenimento e Design – foi fundada na Califórnia (Estados Unidos da América) em 1948 para promover "ideias que vale a pena partilhar", permitindo aos oradores falar durante 18 minutos.

Via della Conciliazone é a artéria de Roma que termina na entrada da Praça de São Pedro, centro da Cidade do Vaticano.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura