Universidade Federal do Cariri é aprovada por unanimidade por Comissão do Senado - Por Maria Carolina Caiafa


Projeto de Lei 2208/11 para a criação da Universidade Federal Regional do Cariri (UFCA) foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado na quarta-feira (3) e segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

A nova universidade será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, municípios do interior do Estado, passarão a integrar a UFCA. Para complementar, serão criados ainda os campi de Icó e Brejo Santo.

A proposta do deputado federal José Guimarães (PT-CE) determina que todos os cursos ofertados pelo atual campus da UFC Cariri sejam incorporados pela nova universidade, assim como a matrícula dos alunos.

Lá são ofertados atualmente os cursos de Medicina, em Barbalha; Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Design do Produto, Comunicação Social (Jornalismo), Filosofia e Educação Musica, em Juazeiro do Norte; e Agronomia, em Crato.

Serão criados 727 cargos para compor o quadro de servidores. Desses, 197 cargos serão de professor do magistério, 212 cargos técnico-administrativos em educação de nível superior e 318 de nível intermediário. Alguns funcionários que atualmente são da UFC também serão remanejados para a UFCA.

A estimativa de impacto orçamentário dos cargos de direção e de funções gratificadas, segundo informa o relator do projeto, é da ordem de R$ 9,95 milhões para o exercício de 2013.

O Campus do Cariri, que fica na região Sul do Ceará, foi aprovado em 2005 no Programa de Expansão do Sistema Federal de Educação Superior, junto com o Campus da Região Norte, com sede em Sobral.

Para saber mais, acesse o site do Senado e o site da UFC.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura