Delegação de universidades alemãs visita Capes


Uma delegação de representantes das universidades alemãs do estado de Hessen visitou a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na tarde desta quarta-feira, 17. 

Na ocasião, foi entregue uma carta de intenções de fortalecimento da cooperação internacional entre Brasil e Alemanha ao presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães.

O documento demonstra o interesse do governo de Hessen de intensificar as relações entre as suas universidades e as instituições de ensino superior brasileiras e de fortalecer a cooperação em pesquisa e ensino com o Brasil. 

"Hessen quer o máximo de estudantes brasileiros de excelência, temos muito a oferecer e queremos ajudar iniciativas como o Ciência sem Fronteiras", afirmou o professor Joybrato Mukherjee, vice-presidente do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. 

De acordo com os visitantes, Hessen é o mais internacional dos estados alemães, por sua localização central e presença de grandes cidades como Frankfurt, que possui um dos principais aeroportos de toda Europa. "Temos um espaço rico para colaboração científica e econômica", explicou Mukherjee.

A partir de maio terá início o Ano da Alemanha no Brasil o que deve incentivar ainda mais a cooperação entre os dois países. Nesse sentido, a carta de intenções das universidades de Hessen ainda traz o interesse em agilizar o reconhecimento mútuo de créditos e viabilizar o contato com empresas e indústrias.

 "Estamos interessados na filosofia de colaboração que promova o verdadeiro sentido de 'troca'. Não um 'brain drain', mas um 'brain exchange': circular ideias e conhecimento. Acreditamos num processo global de intercâmbio", conclui o vice-presidente do DAAD.

O DAAD é o principal parceiro da Capes na Alemanha e desde 1972 coordena programas de intercâmbio para estudantes e pesquisadores brasileiros. Além disso, divulga as instituições de ensino superior alemãs, promove feiras de estudantes e congressos científicos, além de realizar palestras e seminários sobre o tema: "Estudar na Alemanha".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Negociar e acomodar identidade religiosa na esfera pública"

Pesquisa científica comprova os benefícios do Johrei

A fé que vem da África – Por Angélica Moura